Renata Rusky
postado em 08/11/2014 19:15
Começou neste sábado (9/11) a campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, e contra o sarampo. A abertura da ação aconteceu às 7h no Centro de Saúde 8, localizado na Asa Sul. Até às 17h, mais de 31 mil crianças foram imunizadas contra polomielite e 26 mil contra o sarampo. Ao todo são 126 postos da rede pública que oferecem atendimento ao público. A campanha dura até 28 de novembro e os pais terão 20 dias para levar os filhos até a um posto de saúde mais próximo.O governo federal estima que 95% das crianças vão receber a proteção. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, no DF, 160 mil meninos e meninas sejam vacinadas durante o período. Em todo o Brasil a ação deve alcançar mais de 11 milhões de crianças.
Leia mais notícias em Cidades
A vacina contra poliomielite precisa ser aplicada em crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. No DF, 182.211 se enquadram nesse perfil. Já a proteção contra o sarampo atinge meninos e meninas a partir de um ano até menores de cinco. Neste caso, 161.045 devem ser vacinadas.
O Ministério de Saúde garante que por causa da vacina a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990. Há 24 anos não existe registro de nenhum caso no país. O último episódio aconteceu em 1987. Já o sarampo está eliminado no Brasil desde 2000. Segundo o Governo Federal, o registro de casos da doença no país desde então são de importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão de doença e se infectaram - incluindo vizinhos como Argentina e Venezuela.