Renato Alves
postado em 09/11/2014 08:01
O Parque Estadual da Serra dos Pirineus preserva muito mais do que as famosas cachoeiras de Pirenópolis (GO), principal destino turístico dos brasilienses nos fins de semana e em feriados. Cidades da região guardam cavernas e grutas com riquezas inexploradas até pelos habitantes locais. Só em Vila Propício, são cerca de 50 ; um dos maiores complexos do país. A maioria fica escondida sob morros tomados por mata nativa em propriedades rurais do município de 5 mil habitantes.Distante 195km de Brasília, Vila Propício era distrito de Pirenópolis. Formada por famílias de fazendeiros e trabalhadores rurais, fica entre a cidade histórica e Padre Bernardo (GO), município do Entorno do Distrito Federal. Suas cavernas estão espalhadas em um raio de 60km. Mas, sem estradas ou mesmo trilhas que levem até a maioria delas, apenas seis têm visitação recomendada.
Uma das cavernas mais frequentadas fica no distrito Dois Irmãos, mais próxima da sede de Padre Bernardo do que de Vila Propício. Ela leva o nome de Tubarão por causa das formações no teto de um dos seus salões, que lembram o predador marinho com a boca aberta e os dentes afiados. Até pouco tempo atrás, o aventureiro que quisesse visitá-la tinha que deixar o carro na entrada da fazenda onde ela está escondida e caminhar quase 1km em meio à mata fechada. Recentemente, o dono da propriedade abriu uma estrada que leva a até 100m da atração.
Ainda assim, para chegar a ela, é aconselhável a contratação de guia no Dois Irmãos. Não há profissionais, mas gente como a conselheira tutelar Maria Ferreira Andrade, 57, que engorda a renda com o conhecimento sobre as trilhas que levam às cavernas e os caminhos mais seguros dentro delas. ;Aqui na Tubarão, por exemplo, aconselho o turista sempre a entrar com lanterna, bota, calça e blusa de mangas compridas, por causa do grande número de moscas;, alerta. O serviço varia de R$ 30 (uma caverna) a R$ 70 (o dia inteiro) por grupo.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .