Há 58 anos, nasceu o primeiro bairro de Brasília, fruto de um acampamento construído pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para receber 2 mil operários vindos, sobretudo, do Nordeste do país, com uma mesma missão: construir a capital federal. Ao longo de novembro, os moradores da antiga Vila dos Operários, hoje conhecida como Candangolândia, poderão comemorar a data com shows, torneios de esportes e celebrações ecumênicas.
Os atuais 16.799 habitantes de Candangolândia sentem-se como uma família. Por um lado, isso ocorre pela dificuldade de expansão da região, que é território tombado e, portanto, enfrenta limitações para o crescimento. Há também o obstáculo físico, já que a cidade fica entre o Zoológico e a Epia. Por outro lado, a convivência de longos anos faz com que a intimidade se torne comum.
;Eu cheguei em 3 de abril de 1960. Era solteira, bonitinha ainda;, conta Maria Bezerra de Lima, cearense de 68 anos. Segundo ela, a cidade mudou da água para o vinho. ;Antes, eram só barracos. Agora, temos diversos comércios, casas bonitas, apartamentos;, conta. Mas, para ela, o ambiente interiorano nunca se perdeu.
A data oficial de aniversário da cidade foi estabelecida em 3 de novembro, em 1994 ; ano também do recebimento do título de Região Administrativa 19. ;Nós sempre quisemos ser uma cidade, não queríamos estar submissos ao Núcleo Bandeirante;, relembra Maria Bezerra.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .