Publicidade

Estado de Minas

Catarina, de 5 anos, está em busca de um doador para se salvar de leucemia

Menina faz tratamento no Hospital da Criança para ter a chance de receber um transplante de medula óssea. A família procura alguém compatível que possa ajudar a pequena


postado em 11/11/2014 06:30 / atualizado em 11/11/2014 06:49

A menina só teve a confirmação de que tinha a doença quando voltou para Brasília, há cerca de dois anos(foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)
A menina só teve a confirmação de que tinha a doença quando voltou para Brasília, há cerca de dois anos (foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)


Vestida com uma blusa da Peppa Pig, personagem de um desenho animado que faz sucesso entre as crianças, short jeans, uma saia de tule rosa e com os cabelos curtos penteados com duas pequenas maria-chiquinhas, Catarina chega para mais uma sessão de medicamentos no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A menina de 5 anos precisa tomar uma injeção dolorida, cerca de dez vezes mais do que a benzetacil. Tudo por causa da leucemia linfoide aguda cortical T que desenvolveu há dois anos. Agressiva, a doença é difícil de ser controlada. Uma das únicas esperanças de cura passa pelo transplante de medula óssea. E é por um doador que a família de Catarina aguarda ansiosamente.

Mãe da garota, Nádia Melo, 38, conta que toda a família já fez o exame de compatibilidade, mas o resultado foi negativo. Agora, a dona de casa enfrenta uma batalha contra o tempo para encontrar alguém compatível com Catarina até o momento em que a filha terminar o tratamento que a prepara para o transplante — o mais rápido possível, segundo os médicos.

Nádia faz um apelo para que as pessoas se cadastrem no Hemocentro para que possam salvar vidas. “Você não perde nada (ao doar) e logo se recupera. Com um simples gesto, pode salvar a vida de uma criança, que tem tantos anos para viver pela frente. Doar medula, mais do que doar vida, é doar esperança.”

Ajude

Hemocentro de Brasília

Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03, Asa Norte

Informações: 160 (opção 2) ou 3327-4424

Contato direto com Nádia: nadiamaciel7@hotmail.com e 9668-0328

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade