Cidades

Apesar do alto risco de acidentes, tem motorista que tira selfie ao volante

Além de falarem ao celular e trocarem mensagens, é comum os condutores, principalmente os jovens, tirarem autorretratos enquanto dirigem. A cada foto, o condutor fica desatento por 14 segundos, tempo suficiente para uma tragédia acontecer

Adriana Bernardes
postado em 12/11/2014 07:00
A selfie de Roberto, feita de dentro do carro em movimento, impressiona. A imagem mostra o servidor público de 52 anos ao telefone enquanto dirige e faz um autorretrato. Tudo ao mesmo tempo. Dono de três aparelhos, ele conta que frequentemente ;dirige com o joelho; enquanto manuseia simultaneamente todos os celulares. Como? ;Um ligado no bluetooth e os outros dois, um em cada mão;, responde. Se o hábito parece absurdo para alguns, estudos mostram que é mais frequente do que se imagina. Uma pesquisa com 7 mil jovens europeus revela que um em cada quatro fazem autorretratos enquanto dirigem. E metade dos entrevistados admite ter feito selfie ao volante, com o carro parado no semáforo, por exemplo.

A pesquisa foi patrocinada pela montadora Ford. Os responsáveis pelo estudo mediram o tempo de desatenção do condutor durante a selfie: 14 segundos. Acessar as mídias sociais leva 20 segundos. É tempo suficiente para o carro a 100 km/h se deslocar por uma área equivalente a cinco campos de futebol. Completamente às cegas. Participaram da pesquisa jovens da Alemanha, da França, da Romênia, da Itália e da Espanha.

O professor de medicina legal da Universidade de Brasília Malthus Galvão considera o uso exacerbado de celular uma ;embriaguez cibernética;. ;A pessoa fica tão entretida dentro desse mundo virtual que isso acaba prejudicando seu tempo efetivo de resposta para reações no trânsito;, explica. E nem é necessária uma longa distração para que um grave acidente aconteça. ;Em velocidade comum, poucos segundos são suficientes para gerar grandes danos;, diz. Um veículo a 80km/h percorre uma distância de 111 metros em cinco segundos. ;Pode ser fatal;, finaliza.

Acidente em 27 de outubro matou a motorista, Andreia Lima: família alerta para riscos do celular

Órfãos

Difícil é convencer quem nunca viveu uma tragédia por causa do uso do celular sobre os perigos do hábito. Mas as tragédias acontecem. A família da psicóloga Andreia Matos Lima, 33 anos, vai demorar algum tempo para aceitar a morte dela em um acidente de trânsito ocorrido em 27 de outubro. A jovem perdeu o controle do veículo e bateu em duas árvores. Ela deixou dois filhos órfãos: uma menina de 5 anos e um bebê de 3 meses. Segundo o tio de Andréia, o pastor da Igreja Batista Central Ricardo Espíndola, ela trocava mensagem via WhatsApp no momento do acidente. ;A gente nunca imagina que o risco é tão real. Cansei de usar o WhatsApp. Não vale a pena. Não mudamos o mundo mandando uma mensagem, mas podemos preservar a nossa vida e a vida de outros;, afirma.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação