Jacqueline Saraiva
postado em 12/11/2014 06:59
Uma quadrilha especializada em roubo de carros é desarticulada na manhã desta quarta-feira (12/11) no Distrito Federal. A Operação Kraken, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em várias cidades, como Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e regiões do Entorno. Pelo menos 19 já foram presos e três armas foram apreendidas. O grupo é considerado um dos maiores desse tipo de crime na capital federal.
Segundo a Polícia Civil, quatro células do grupo criminoso eram monitoradas na investigação, que já dura cinco meses. Neste período, alguns carros chegaram a ser recuperados. A DRFV explica que os integrantes agiam de forma bastante ordenada. Eles são suspeitos de roubo, receptação e clonagem dos veículos, para depois tentar vendê-los de forma regular. Os presos estão sendo levados para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE).
Tentáculos
A operação recebe o nome Kraken em referência a uma espécie gigante de lula que ameaçava os navios, segundo o folclore nórdico. A criatura marinha, temida por supostamente destruir navios que poluíam o mar e piratas, tinha mais de cem tentáculos. A polícia relaciona o animal mitológico com as várias células da quadrilha organizada.