Renato Alves
postado em 22/11/2014 09:14
Está quase tudo pronto para o primeiro show de Paul McCartney em Brasília. O palco que vai receber o ex-Beatle, amanhã, no Estádio Nacional Mané Garrincha, acabou de ser montado. Até a noite de ontem, faltavam apenas a iluminação, os telões e a mesa de som. A operação, que começou há 10 dias, envolve mais de 200 homens, sendo 40 estrangeiros. Todo o equipamento foi trazido em 42 carretas. Só a estrutura metálica pesa 150 toneladas.
O formato, o cenário, a iluminação, o som e os dois telões são os mesmos de toda a turnê Out there. Apenas a estrutura metálica e o piso emborrachado que cobre o gramado são alugados no Brasil. O palco tem 26m de altura e 70m de largura. Em determinado momento do espetáculo, com 2 horas e 45 minutos de duração, no mínimo, Paul será erguido a 8m. De alta definição, os telões, em formato vertical, são do tamanho de um prédio de oito andares.
Sir McCartney e equipe vão usar os dois vestiários da arena candanga, em lados opostos, como camarotes. Cada um tem espaço suficiente para receber duas delegações de futebol, com a mesma segurança, comodidade e privacidade. Na prática, como os vestiários podem ser divididos ao meio, transformam-se em quatro, cada um com 22 armários individuais, 12 chuveiros, duas banheiras individuais e uma gigante, com capacidade para um time inteiro.
Há ainda uma sala de aquecimento, macas, máquina de gelo e espaço para montagem de bar ; usada geralmente em espetáculo musical, quando a área se transforma em camarim. Uma das duas portas dos vestiários abre para o corredor que leva, em menos de 20 metros, ao túnel de acesso ao gramado.
Hospedado no Brasil Meliá 21, do outro lado do Eixo Monumental, Paul vai chegar ao estádio de carro, com escolta especial. O acesso se dará por uma área classificada como very very VIP (algo como para pessoas muito muito importantes). Localizada no terceiro subsolo, ela recebe apenas autoridades, seguranças e poucos assessores. Gente como a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que na Copa ocuparam as únicas 12 vagas do estacionamento coberto, com direito a subir à tribuna de honra por meio de dois elevadores exclusivos ou três lances de escada rolante. Em todos os demais pontos da arena, o público e funcionários têm à disposição apenas rampas e escadas.
Ansiedade
Morador do Lago Sul, Jorge Dias, 65 anos, não esconde a ansiedade em ver Paul McCartney pela primeira vez na cidade onde mora. Ele já assistiu a apresentações do ex-beatle no Rio de Janeiro e em Goiânia, em 2010 e 2012, respectivamente. Nem por isso a expectativa é pequena. ;Se ele fizer o normal já está bom demais. Mas o Paul sempre surpreende;, ressalta.
Para garantir o acesso ao show de domingo, Jorge e a mulher, Cristina, 57 anos, compraram os ingressos para cadeiras inferiores no primeiro dia da pré-venda. Ambos são fãs dos Beatles desde a adolescência. Fizeram questão de se casarem ao som de uma das músicas do quarteto de Liverpool. No ano passado, estiveram na cidade inglesa e em Londres para visitar pontos onde os Beatles moraram, tocaram e gravaram discos.
Ao longo dos anos, Jorge conseguiu comprar todos os discos de vinil daquela que é considerada a maior banda de rock de todos os tempos. ;Tenho ainda alguns vinis das carreiras solos deles e do Wings (banda formada por Paul nos anos 1970);, conta. Para garantir um bom lugar e evitar tumultos, ele planeja chegar cedo ao Mané Garrincha amanhã. Os portões serão abertos às 17h30.
Estacionamentos
A fim de assegurar a tranquilidade dos fãs, as equipes de segurança do Distrito Federal montaram um plano de ação integrada. É o mesmo da Copa do Mundo e dos outros grandes eventos realizados na arena. Policiais militares farão policiamento nos estacionamentos do estádio e nas imediações.
Dentro do Mané, 650 seguranças privados, contratados pela organização do show, atuarão. A recomendação é de que o público chegue cedo e leve o mínimo possível de objetos para facilitar a revista, que será feita no portão externo pela segurança privada.
Ao fim do show, as vias de contorno da arena terão sentido único até a dispersão total. O Detran-DF alerta os brasilienses que forem de carro para o espetáculo que evitem utilizar o estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, uma vez que no local será realizado um evento religioso amanhã. Haverá estacionamento exclusivo na área externa, virado para o Brasília Shopping, próximo ao Portão H, para pessoas com deficiência e idosos. Segundo a organização do show, em todos os locais da arena, foram reservados espaços para pessoas com limitações físicas, inclusive na pista.