Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação desarticula suposta quadrilha que fraudava corridas de rua

Entre os suspeitos estão o presidente da Federação de Atletismo do DF, dirigentes da entidade esportiva e servidores de administrações regionais.



Três corridas realizadas no Guará também estão sob suspeita. Em todos os contratos a Assessoria Técnica da Administração Regional da cidade optou pela inexibilidade de licitação. O argumento era de que não havia empresas no mercado capazes de organizar tais eventos. No entanto, a própria FAt, em ocasiões anteriores, já havia celebrado parcerias com inúmeras entidades com experiência no ramo.

Outro contrato firmado entre a FAt e a Administração do Guará mostra que, sem qualquer detalhamento de preço, o presidente da instituição calculou R$ 50 mil para a realização da 4; Corrida de Rua do Guará, realizada em 15 de maio de 2012 . O valor é muito superior ao avaliado na mesma prova realizada no ano anterior, quando foram solicitados ao governo um incentivo de R$ 2 mil.

Ou seja, em apenas um ano, o aumento foi de 2.500%. Os servidores da Administração Regional Mauricélio Messias de Matos e Flávio de Almeida Felinto, à época gerente de esporte e diretor de obras, respectivamente, foram responsáveis pela elaboração do projeto e também estão entre os alvos da operação da Deco.