Cidades

Candidatos da 1ª e 2ª etapa do PAS têm prova no fim de semana

A orientação aos alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio inscritos no Programa de Avaliação Seriada é de que cheguem uma hora antes ao local do exame. As duas etapas são importantes para somar pontos à última e decisiva fase para o ingresso na UnB

postado em 03/12/2014 06:00
Ribamar não quer ter dificuldades como em 2013 e já preparou o lanche
Neste fim de semana, estudantes dos primeiros anos do ensino médio passarão por fases importantes para chegar à universidade. Eles testarão os conhecimentos adquiridos durante o ano nas provas da primeira e da segunda etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Embora a opção pelo curso pretendido na Universidade de Brasília (UnB) só ocorra na terceira etapa, as duas primeiras são determinantes para o acúmulo de pontos necessários para a aprovação. As provas têm peso um, dois e três na medida em que o processo avança.

Cada etapa é realizada com uma prova em perspectiva interdisciplinar e uma redação. Por ser seriada, permite ao aluno refletir sobre o aprendizado dele e, se preciso, redirecionar os estudos. No próximo sábado, os estudantes do 2; ano farão o teste e, no domingo, será a vez dos iniciantes. A prova de conhecimentos é dividida em duas partes: língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês) e outra que abrange artes cênicas e visuais, biologia, filosofia, química, geografia, história, português, matemática e outras, além da redação.

Além de estar com o conhecimento afiado, para obter êxito no PAS, é preciso conhecer as regras do certame. Levar um documento de identidade original e não esquecer as canetas esferográficas pretas, fabricadas de material transparente, são exigências mínimas para que o candidato não seja eliminado. ;Hoje, o PAS é o acesso mais simples à UnB. Quando a pessoa encara um vestibular ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vai disputar com pessoas que estão no terceiro curso superior ou estudando há anos. No PAS, não. A concorrência é com um aluno da mesma faixa etária e com o mesmo nível de conhecimento;, diz o professor de química Euclides Chacon, do colégio Galois.



A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação