Cidades

Atrás do trio elétrico só não vai... o Plano Piloto; axé agrada 0,25%

Quando o assunto é gosto musical, 56,53% dos moradores de Brasília gostam de muitos estilos

postado em 03/12/2014 15:00
Luís Eduardo escuta MPB - gênero preferido de 13,84% - em casa desde criança
O axé está morrendo - ao menos no Plano Piloto de Brasília. O ritmo nascido na Bahia e que estourou nos anos 1980 com as bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia e Banda Eva ganha apenas 0,25% do gosto dos habitantes da capital. O blues segue em declínio, com apenas 0,22% da preferência. A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de Brasília/Plano Piloto, divulgada nesta quarta-feira (3/12) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que 56,53% dos moradores de Brasília são fãs de diversos estilos.

[SAIBAMAIS]Os dados incluem a população da Asa Norte (120 mil pessoas), Asa Sul (83 mil) e Vila Planalto, Vila Telebrasília, Vila Weslian Roriz e Setor Militar Urbano (18 mil). Entre aqueles que têm um gênero preferido, 13,84% escolheram a Música Popular Brasileira (MPB) como o mais ouvido.

Muitas vezes, o gosto pela MPB é explicado por influência dos pais e pessoas próximas. O jornalista Luís Eduardo Vianna Galvão, 22 anos, cresceu em meio aos discos e CDs de Gilberto Gil, João Donato, Djavan, Elza Soares, entre outros. Morador da Asa Sul, e filho de músico, Galvão conta que começou a escutar música brasileira em casa. "Quando criança isso inclusive foi complicado porque eu sempre ouvi coisas diferentes dos meus colegas no colégio". A predileção perdura até hoje. Apenas com um violão e boa memória, ele e os amigos costumam fazer a festa nas confraternizações de fim de semana.

Outros estilos
Seguindo a lista dos gostos musicais favoritos dos moradores do Plano Piloto, depois da MPB vem o sertanejo com 6,69%, rock, 5,65%, gospel, 4%, música clássica, 3,16%, samba, 1,07% e forró com 0,62% - todos acima do axé.

Para o proprietário de uma escola de música, na Asa Sul, Marcelo Barbosa, a escolha por MPB e sertanejo estão relacionadas ao nível cultural e veiculação na mídia. ;Na MPB, as letras são bem escritas, com vocabulários rebuscados, melodias mais complexas e sofisticadas, bem mais do que em outros ritmos. Tem tudo a ver com a formação cultural dos moradores do Plano Piloto. Já o sertanejo é bastante divulgado nas rádios e TV, é natural que seja muito ouvido;, explicou Barbosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação