postado em 04/12/2014 06:40
Larissa Cristina Bertanha e Lucca Duarte Rodrigues, ambos de 11 anos, são os mais jovens alunos de Brasília a vencer a 10; edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Eles conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na competição de nível 1, que avalia os alunos do sexto e do sétimo anos ; os dois também levaram a medalha de ouro, que é dada aos estudantes que atingem 9 como nota mínima. Ao todo, 200 crianças de todo o país foram contempladas na categoria, do total de 6 milhões de inscritas para o nível deles.
Para conquistar a vaga no disputado certame, Larissa dedicou-se aos livros durante, pelo menos, duas horas por dia ; além das aulas. No período, ela faz exercícios, resume o que aprendeu na escola e frequenta aulas particulares ministradas pelo pai, Paulo César, e Waldery Rodrigues, que é pai de Lucca, em um grupo de estudos aos fins de semana com cerca de 15 alunos do Colégio Militar de Brasília, onde os dois frequentam. ;Não dá para deixar a matéria acumular. O segredo não é ficar se matando perto das provas, e sim ter uma rotina;, explica a tímida menina, que sempre foi exemplo de dedicação para os colegas de classe.
Também dedicado, Lucca tem um jeito próprio de aprendizado. Em uma época digital, o menino eloquente, com vocabulário avançado para a idade, garante ter mais rapidez fazendo contas no papel. ;Eu sou mais ágil quando escrevo. De cabeça, também sei fazer. Mas é um pouco mais demorado.; A habilidade com os lápis não se restringe a cálculos, pois Lucca também é um exímio desenhista. No tempo que está longe dos livros, Lucca costuma rabiscar projetos de aviões, ;sempre comerciais;, detalha.
Premiados
Lista dos medalhistas de ouro do nível 1 do Colégio Militar de Brasília
- Larissa Cristina Bertanha
- Leonardo Moraes Lins de Carvalho
- Lucca Duarte Rodrigues
- Henrique Carvalho Wolski
- Maria Eduarda Sarzi Pasa
- Yuri Giámoco Lucena Barroni
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .