Cidades

Falha em comunicação de hospital pode ter impedido doação de órgãos

Jovem de 25 anos morre em acidente de moto e mãe tenta realizar desejo da filha de transplantes. Mas suposta falha de comunicação do hospital com a Central de Captação de Órgãos do DF fez com que o ato não se concretizasse, em uma cidade recordista em transplantes

postado em 04/12/2014 07:00
Inácia, mãe de Ana Carolina, não quer que outra família passe pela situação:

Hoje, o coração e outros órgãos de Ana Carolina Leão poderiam estar com outras pessoas. Mas a ausência de comunicação do Hospital Maria Auxiliadora para onde ela foi encaminhada após um acidente de moto com a Central de Captação de Órgãos do DF fez com que a doação se tornasse impossível. Segundo a família da jovem de 25 anos, apesar do pedido feito a funcionários da unidade, nada ocorreu.

;Comunicamos aos enfermeiros do hospital que Ana Carolina era doadora de órgãos. Eles disseram que estavam providenciando tudo, só que não pudemos acompanhar de perto. Fiquei aguardando me chamarem para assinar os papéis. Após a morte, todos sabiam que ela era doadora;, lembra a mãe da moça, Inácia Freitas. Desde o início da semana, ela e parentes frequentam a 14; Delegacia de Polícia, no Gama, onde registraram um boletim de ocorrência sobre o caso.

Inácia está revoltada com a atitude do hospital. ;Lá não tem câmara fria para manter os corpos;, queixa-se. A unidade foi procurada pelo Correio, mas os responsáveis transferiram as ligações e ninguém respondeu de forma oficial. Inácia espera que outros casos não se repitam. ;Tomara que outras pessoas tenham a chance de ver vidas sendo salvas. Infelizmente, eu não tive essa graça;, afirma.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação