postado em 06/12/2014 13:14
Os 22.170 estudantes inscritos na segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) começaram a fazer as provas neste sábado às 13h. Embora o edital não especifique o número de questões, historicamente, são entre 110 e 120 itens a serem respondidos nas cinco horas disponibilizadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, aos candidatos.
As estudantes Giulianna Heloísa Valadares e Karine Quaresma Lima, ambas com 17 anos, chegaram cedo para não perder a prova. "Fiz dois anos de cursinho para o PAS, pois quero veterinária ou medicina na UNB", explicou Giulianna. Já Karine ainda não sabe qual curso pretende fazer e encara a prova como experiência para o vestibular. "O exame cobra muitos detalhes, alguns até que não são do nosso ano, como em química", disse.
Amanhã é a vez dos estudantes do 1; ano realizarem a primeira etapa do PAS. Assim como hoje, a prova começa às 13h, sendo que os portões estarão abertos às 12h. O estudante deve portar documento de identidade original, levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e o cartão de confirmação
Segurança
Este ano, as regras de segurança para as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) mudaram. Os lanches levados pelos estudantes para suportar as cinco horas de teste não podem mais ficar nos locais de prova com na embalagem original. Os candidatos deverão retirá-los de recipientes não fabricados em material transparente. A lista inclui todos os tipos de comida: barras de cereal, chocolates, biscoitos e até balas. Eles devem ser colocados em sacos ou vasilhas de plástico que possibilitem a visão do interior. Para os aparelhos eletrônicos, a recomendação é de que nem sejam levados para os colégios.
O simples fato de o participante estar com o celular fora do recipiente fornecido pelo Cespe pode provocar a eliminação dele. Todas as medidas, de acordo com o organizador do certame são para aumentar a segurança e garantir a isonomia.