Cidades

Alunos do 1º ano do ensino médio fazem prova do PAS neste domingo

O tempo de preparação ainda não terminou: confira os últimos cuidados que o concorrente deve ter para não se dar mal nesse dia tão importante

postado em 07/12/2014 08:00
João Victor, 15 anos, Aisheh Nmari, 15 anos, Davi Dantas, 15 anos e Clara Bandeira, 15 anos, alunos do Colegio Elefante Branco: todos prontos para enfrentar a maratona de questões

Superar um novo desafio e começar a pensar no futuro. Hoje, 28.747 estudantes do 1; ano do ensino médio estrearão o sentimento de fazer uma prova de vestibular. Eles estão inscritos no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e iniciam o processo para conquistar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) em 2016. Entre a dificuldade para superar a ansiedade está a necessidade de fazer um teste desconhecido. Diferentemente das avaliações tradicionais, eles devem contar com o fator de apenação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, o tempo contado para fazer as questões e escrever uma redação. Além de terem de lidar com a pressão.

A receita para o bom desempenho começou no início do ano com horas de estudo dedicadas ao certame, mas também depende de como será o dia hoje. Não fazer grandes alterações na rotina é uma das dicas dos especialistas. Alimentar-se bem e garantir a tranquilidade durante a manhã é essencial. Segundo a nutricionista clínica e esportiva Dania Sanchez, o dia deve começar com um café da manhã balanceado. Por volta das 8h, o candidato pode optar por alimentos de fácil digestão como frutas, sucos naturais, ovo, azeite ou tapioca. Açaí com aveia, adoçado com mel e não com xarope de guaraná também é uma boa opção.

Duas horas depois, é preciso fazer um lanche com castanhas ou frutas. Quem ainda estiver em casa por volta das 11h30 deve fazer um almoço leve, nada de feijoada ou macarronada para não gerar sonolência. Os que já estiverem no local da prova, devem preparar mais cedo um sanduíche de pão integral. ;Ele pode colocar frango ou ovo, salada e em vez de maionese, molhar o pão com azeite para não correr o risco de azedar. Em todos os momentos do dia, deve evitar o excesso de cafeína para não aumentar o estresse e prejudicar a concentração;, explica a especialista.

Para conseguir suportar a maratona de cinco horas de prova, o aluno deve levar um lanche para a sala de aula. Ele pode optar por barrinhas de gergelim, frutas desidratadas e deve fugir do chocolate, segundo a nutricionista. ;É melhor levar rapadura, paçoca, em vez do chocolate. Ele não é uma boa opção, pois é absorvido rapidamente pelo corpo e depois pode provocar hipoglicemia;, completa a profissional. Todos os alimentos devem estar em recipiente fabricado em material transparente, de acordo com as novas regras de segurança do Cespe.

Hora certa

Além de cuidar da alimentação, o candidato deve chegar cedo aos locais de prova. A indicação do Cespe é de, pelo menos, uma hora de antecedência. A prova da 1; etapa do PAS começa às 13h, neste domingo, mas os alunos devem chegar com uma hora de antecedência. No entanto, o coordenador-geral do Colégio Pódion, George Gonçalves, aconselha que o concorrente não fique tempo demais dentro da sala de aula. ;Ele deve chegar com uma folga razoável para não ficar ansioso com o medo de perder o certame. Ao chegar, o participante pode procurar a sala, mas só deve entrar faltando uns 15 minutos, pois ele pode ficar inquieto por estar dentro da sala muito tempo;, sugere o professor.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação