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E se Brasília tivesse faixa de pedestre na diagonal, em "X"?

Segundo especialista, a solução, aplicável a qualquer cruzamento, reduziria o tempo de espera dos pedestres

postado em 10/12/2014 11:30
O pedestre está em um dos cruzamentos mais movimentados de Brasília, no início da Asa Sul. Posicionado ao lado do Setor de Rádio de Televisão Sul (SRTVS), pretende atravessar a W3 e chegar ao Setor Comercial Sul (SCS). Para isso, deve aguardar o sinal verde de quatro semáforos. No total, a travessia leva aproximadamente três minutos. Porém, o que ocorreria se Brasília seguisse o exemplo de São Paulo - que inaugurou nesta semana um sistema de faixa de pedestre na diagonal? Será que a solução também funcionaria na capital planejada essencialmente para carros?

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Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação em transportes (PPGT) da Universidade de Brasília (UnB) e professor de engenharia de tráfego, Paulo César Marques, a solução pode ser viável para Brasília. ;Isso reduziria os tempos de espera dos pedestres. As faixas em ;X; são aplicáveis em qualquer lugar onde houver cruzamentos. Seria uma boa solução para facilitar a vida dos pedestres;, garante o docente. O especialista comentou alguns exemplos da viabilidade da proposta e o Correio criou as simulações que você vê nesta página.

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A assessora parlamentar Yasmine Silva aprova uma possível implementação do sistema em Brasília. ;A sinalização e a reeducação dos motoristas são imprescindíveis. O pedestre economizaria tempo ao atravessar;, opina. O produtor Cristiano Porfifio, no entanto, acredita que o modelo não seria eficiente na capital: ;É interessante, mas acredito em Brasília existem poucos cruzamentos;.

Sem previsão
Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), não existem estudos ou projetos para alterar o modelo de faixa atual. Em Brasília, o respeito à faixa de pedestres foi resultado da campanha Paz no Trânsito, lançada em 1996 pelo Correio. À época, 25 mil pessoas fizeram passeata em prol da redução de violência nas pistas.

;O trânsito de Brasília privilegia vias de mão única; foi feito para evitar cruzamentos complexos. Mesmo assim, se fosse aplicada faixa na diagonal nos pontos mais críticos, teria que aumentar o tempo do semáforo fechado em cinco segundos no mínimo e reforçar a cor da faixa para adequar a travessia;, complementa Paulo César Marques, da UnB.

Em São Paulo, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o tempo de travessia para os pedestres no local de implementação do modelo em ;X; caiu de um minuto e meio (90 segundos) para um minuto (60 segundos).

Ideia Japonesa
Segundo especialista, a solução, aplicável a qualquer cruzamento, reduziria o tempo de espera dos pedestres
O mecanismo do cruzamento em "X" surgiu no bairro de Shibuya, em Tóquio, no Japão. Posteriormente, outras cidades como Chicago (EUA) e Londres (ING) também adotaram o sistema.

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