Cidades

Fiscalização em academias de artes marciais é falha

Nem o Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região nem as federações de lutas têm autorização para aplicar sanções às academias. A atribuição é da Vigilância Sanitária, que conta só com dois profissionais para realizar o trabalho

postado em 13/12/2014 06:55
A academia de Emerson fechou em sinal de luto: o local é credenciado, mas o professor não tem filiação

A prática do muay thai no Distrito Federal reúne cerca de 800 alunos credenciados na federação da modalidade. Número que pode crescer se considerados os iniciantes e os que não fizeram o registro. Mesmo assim, a fiscalização sobre a qualidade e a formação dos professores que ministram as aulas é ineficaz. O Conselho Regional de Educação Física da 7; Região (Cref-7) não tem atribuição sobre dança e arte marcial. A Federação de Muay Thai do DF pode denunciar irregularidades, mas não é responsável por punir o comportamento fora do código de ética. A atribuição de fechar estabelecimentos irregulares é da Vigilância Sanitária, mas os profissionais do setor não percebem qualquer controle.

De acordo com o presidente da Liga Brasileira de Muay Thai Tradicional e da Federação de Muay Thai do DF, Sandro Luiz Marciano, a vigilância deveria multar as academias sem professores credenciados às entidades competentes de cada luta e, em alguns casos, até interditar o local que não se adequa às regras. ;Se tem um professor de jiu-jitsu, um de muay thai ou de qualquer outra área, deve ser credenciado à federação competente. Mas não é isso que acontece. Vemos tantos eventos clandestinos e professores com práticas irregulares, denunciamos e nada é feito;, lamenta.

Segundo ele, hoje, não há quem proíba uma pessoa de dar aula de arte marcial. Os critérios e as exigências precisam ser feitos pelos donos de academia e pelos alunos, que não devem entrar em uma modalidade sem pesquisar sobre o ambiente que frequentará. Sandro acredita ainda que mudanças seriam bem-vindas. ;O professor deveria ter um registro na Secretaria de Segurança Pública e na Polícia Civil, com fiscalização semestral sobre as práticas dele dentro da academia. Não podemos ter pessoas pregando a cultura da briga e da violência para alunos em formação;, defende o presidente.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação