Cidades

Jovens antecipam o Natal de paciente com ELA no Lago Norte

Com muita música e alegria, grupo católico compartilhou com o executivo diagnosticado em 2005 a esperança que a data representa

postado em 13/12/2014 16:06

Com gorro de Papai Noel na cabeça e violões ressoando sem cessar, a turma cantarolou e dançouO Natal deste ano chegou mais cedo à casa de Leandro Machado, 43 anos, que desde 2008 enxerga o mundo da cama onde passa os dias deitado, no Lago Norte. O executivo de uma grande administradora de cartões-benefícios recebeu o diagnóstico da esclerose lateral amiotrófica (ELA) três anos antes de perder de vez todos os movimentos do corpo. Hoje, com a doença degenerativa avançada, é por meio dos olhos atentos e do largo sorriso que ele se comunica com a mulher e os dois filhos, de 16 e 18 anos.

Católico praticante, Leandro faz questão de, toda semana, receber a hóstia das mãos de ministros da Eucaristia ; assim chamados na Igreja ; e, pela fé, continuar encontrando paz e força. Na manhã deste sábado (13/12), ele teve visitas especiais. Além da família e dos profissionais que estão sempre por perto, um grupo de jovens ; quase 20 pessoas ; encheu a residência da família Machado.



Foram 30 minutos de uma alegria que se perpetuou. Com gorro de Papai Noel na cabeça e violões ressoando sem cessar, a turma cantarolou, dançou e, antes mesmo da noite oficial, no dia 24, se deu o direito de festejar o Natal: a festa da esperança, para todos que ali estavam.

Perfeitamente lúcido, Leandro acompanhou atentamente o vaivém dos visitantes, ao som de hinos como ;o Senhor é meu pastor e nada me faltará;. Utilizando uma tecnologia acoplada a um teclado virtual, externou sua gratidão ;escrevendo com os olhos;. Na tela, fotografada com entusiasmo pelo padre Norbey Londroño Buitrago, pároco da Nossa Senhora do Lago ; a igreja frequentada pelo grupo ;, ficou registrada a frase simples e suficiente para resumir a manhã natalina antecipada: ;Estou muito feliz;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação