Cidades

Segundo maior nome da transição, Leany Lemos leva Planejamento e Orçamento

A cientista política já teve dois cargos após indicação do governador eleito

postado em 15/12/2014 15:26
Servidora do Senado há 22 anos, Leany Lemos já foi assessora nos gabinetes de Darcy Ribeiro, Roberto Freire (PPS) e de Cristóvam Buarque. Em 2011, foi convidada por Rodrigo Rollemberg para assumir a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Em 2013, quando o futuro governador do DF virou líder do PSB no Senado, ele convidou Lemos para ser chefe de gabinete na casa. O socialista sequer esperou assumir o Palácio do Buriti para tirá-la do órgão: passada a eleição, a cientista política assumiu o segundo posto mais importante da equipe de transição, a de coordenadora-executiva na pasta de Planejamento e Orçamento. Agora, a pasta é dela de forma definitiva.



É pós-doutorada em ciência política na universidade de Oxford (Inglaterra), professora colaboradora na Universidade de Brasília (UnB) e tem dois livros publicados. No processo de transição, Rollemberg a incumbiu de uma das principais missões: sugerir nomes para os primeiro e segundo escalão do futuro governo, levantar o currículo dos indicados e ver se têm perfil para determinado posto. Na ausência do coordenador-geral, Hélio Doyle, é ela quem responde pela transição.

Com informações de Gabriela Moll

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação