Cidades

Hospitais, Esplanada e Asa Norte são os locais mais afetados pela chuva

Estabelecimentos começam a contabilizar os estragos após três horas de chuva

Jacqueline Saraiva
postado em 17/12/2014 11:03
A Defesa Civil do Distrito Federal lista, nesta manhã de quarta-feira (17/12), diversos pontos do Distrito Federal mais afetados pela chuva dessa terça-feira (17/12). Pelo menos dois hospitais, vários prédios da Esplanada dos Ministérios e quadras da Asa Norte contabilizam os estragos após três horas de chuva.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]A grande quantidade de água invadiu uma das salas de atendimento do Hospital de Base de Brasília (HBB) e dois elevadores, que permanecem sem funcionar. Já o Hospital Santa Helena, na Quadra 516 Norte, teve a recepção e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) alagadas. Parte do teto da enfermaria cedeu. Na Esplanada dos Ministérios, os subsolos dos prédios da Agricultura, Relações Exteriores e a chapelaria do Congresso Nacional ficaram submersos.

[FOTO349945]

Na garagem do Ministério do Esporte, localizado na 511 Norte, a água chegou a atingir um metro e meio de altura. Funcionários conseguiram retirar alguns veículos. O prédio começou a ser esvaziado por volta das 2h. Os moradores de outras quadras da Asa Norte também tiveram uma noite de transtornos com a chuva. Os pontos mais atingidos foram as quadras 302, 316 e 402, além das tesourinhas das 109/209, 110/210, 111/211, 112/212.




Noite de caos
Alagamentos causaram caos principalmente na região central de Brasília. Vias ficaram debaixo d;água, o trânsito foi complicado nas Asas Sul e Norte. O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek ficou parcialmente fechado para pousos e decolagens e passou a operar por instrumentos a partir das 21h47 - ainda nesta manhã a neblina complicou a visibilidade e as salas de embarque ficaram lotadas. Diversos pontos da cidade ficaram sem luz.

Quem estava nas salas de cinema do Pier 21, na L4 Sul teve de deixar o local a pedido da administração do estabelecimento. A diversão também foi interrompida para os frequentadores do Brasília Shopping e de um tradicional bar na 206 Sul. A água subiu até as cadeiras e arrastou algumas delas. Na 202 Norte, situação semelhante: uma banda de samba que iria se apresentar precisou cancelar o show por causa da enchente que tomou conta da rua em frente ao local da apresentação, que é aberto e utiliza parte da calçada para abrigar os clientes.

O volume da chuva assustou os motoristas que trafegavam no Plano Piloto. Na pista entre o Autódromo Internacional Nelson Piquet e o Detran, muitos veículos tiveram de parar no acostamento. O brasiliense fez fila para estacionar no meio da rua, esperando a trégua da chuva. Locais como postos de gasolina e canteiros no meio das vias serviram de abrigo para quem não quis atrapalhar o fluxo mas também preferiu não dirigir.

Aqueles que tiveram coragem de encarar a chuva trafegaram em baixa velocidade e com o pisca-alerta ligado. Muitos bueiros transbordaram. Houve engarrafamento no Eixão Norte. O Buraco do Tatu teve de ser interditado. Bairros como Guará, Sudoeste, Setor de Mansões Dom Bosco, Asa Norte e Asa Sul ficaram sem energia. Em alguns deles, o problema permaneceu por mais de quatro horas.

Com informações de Thiago Soares e Bernardo Bittar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação