Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores tiram dinheiro do bolso para exterminar escorpiões na SQN 214

Residentes de quadra da Asa Norte apelam para técnica utilizada em cidade do interior de São Paulo a fim de acabar com infestação do aracnídeo no local

Os escorpiões não fazem mais parte da rotina dos moradores da SQN 214. Para acabar com a praga urbana, a prefeitura da quadra se inspirou em Americana, cidade do interior de São Paulo. Lá, foi utilizada a técnica de pulverizar o veneno em microcápsulas para matar o aracnídeo e acabar com o risco de acidentes. Segundo especialistas, o aparecimento do bicho nesta época do ano já é esperado, mas pode ser controlado. Até outubro, a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Dival) recebeu 1,1 mil solicitações de inspeção relacionadas ao inseto.



Não satisfeitos, os moradores procuraram uma maneira efetiva de acabar com o inseto. Um deles conheceu a técnica utilizada no interior de São Paulo. ;A eficácia é comprovada e o veneno mata, em vez de somente afugentar o bicho;, diz Marco Antonio Cicilialti, morador do Bloco J. Dividido entre eles, o gasto não foi alto: cerca de R$ 4,2 mil. Preço baixo para que a tranquilidade voltasse aos apartamentos do local. ;A falta de ação do poder público fez com que resolvêssemos o problema por nossa conta. Mas todo esforço foi recompensado;, afirma a prefeita. Há 20 dias, não aparece nenhum escorpião na quadra.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.