postado em 22/12/2014 13:30
Novamente, os funcionários de empresas terceirizadas bloquearam as vias do Eixo Monumental na tarde desta segunda-feira (22/12). As vias N1 (sentido Rodoferroviária) e S1 (sentido Esplanada) ficaram fechadas por quase duas horas e foram liberadas às 15h. A Polícia Militar fez desvio na via N1, pelo ginásio Nilson Nelson e na via S1, pelo Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
Os trabalhadores pedem o pagamento de salário referente ao mês de novembro, vale-alimentação e 13; salário. Eles atuam na área de limpeza, conservação e recepção dos hospitais e postos de saúde.
Pela manhã, os professores uniram forças aos terceirizados e também protestaram em frente ao Buriti. Eles pediam a correção do auxílio natalício e o depósito do valor integral para os profissionais da educação que ainda não receberam o benefício. O acordo entre professores e governo foi feito no início da tarde.
Memória
No último dia 11 de dezembro, os terceirizados também fecharam as vias do Eixo Monumental nos dois sentidos. Foram mais de quatro horas de protesto e caos no trânsito.
A diminuição das receitas e o aumento de gastos com pessoal explicam o conturbado fim do atual governo. Em 2014, o Executivo local empenhou R$ 10,5 bilhões no pagamento de servidores públicos e terceirizados, totalizando 54% da arrecadação. Há quatro anos, o GDF usou R$ 5,3 bilhões para esse fim.