postado em 23/12/2014 08:55
Os garis das empresas Sustentare e Valor Ambiental, responsáveis pela coleta de lixo em todo o Distrito Federal, cruzaram os braços na manhã desta terça-feira (23/12). Eles não receberam a segunda parcela do 13; salário, que deveria ter sido paga em 20 de dezembro.
[SAIBAMAIS]De acordo com Lucimar da Fonseca, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do Distrito Federal (Sindlurb-DF), os profissionais da categoria esperam o pagamento desde o fim de semana e só não pararam na segunda, porque havia a promessa do governo em transferir o dinheiro para a conta na data. "Só vamos voltar aos trabalhos quando pagarem", afirmou.
O presidente do sindicato, José Cláudio de Oliveira, informou que a paralisação afeta os principais serviços prestados: varreção de ruas, coleta domiciliar e coleta seletiva. ;É grande a chance de um feliz Natal e um próspero ano-novo com lixo nas ruas;, ironizou.
As empresas alegaram não terem recebido o repasse do GDF, prometido para o sábado. Por meio da assessoria de comunicação, o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) informou ter "conhecimento dessa paralisação e, as empresas já foram acionadas para tomarem as providências cabíveis". Ainda de acordo com o SLU, os repasses foram feitos normalmente desde a semana passada, "por isso desconhecemos qualquer atraso fora do prazo contratual".
Por volta das 13h, o GDF fez o repasse às empresas e os garis voltaram aos trabalhos.