Cidades

Levy e Barbosa saem às pressas de ministério após princípio de incêndio

O prédio ficou sem energia elétrica e o expediente desta terça-feira foi encerrado

Vicente Nunes
postado em 23/12/2014 12:43

O prédio ficou sem energia elétrica e o expediente desta terça-feira foi encerrado
Um princípio de incêndio assustou os funcionários do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão na manhã desta terça-feira (23/12). O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado e a brigada de incêndio do local esvaziou o prédio. Nenhuma pessoa ficou ferida.

Os futuros ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, estavam no local discutindo cortes no Orçamento de 2015 quando o prédio precisou ser evacuado.

Segundo o segundo tenente Vicente Parente, comandante da operação, quando os agentes chegaram ao local a situação já estava controlada pelos brigadistas do prédio e foi preciso apenas combater a fumaça. "Isolamos a fumaça e findamos o fogo", explicou.


Ainda de acordo com o bombeiro, a situação foi provocada por um curto circuito no no-break da área central de processamento do Ministério, mas não apresentou riscos aos trabalhadores.

A auxiliar de cozinha Maria Auxiliadora, 54 anos, conta que, no momento do incêndio, funcionários preparavam o almoço, quando o ambiente ficou sem energia. "Foi só um susto, mas acho que a comida vai ser desperdiçada", lamentou. O expediente desta terça-feira foi encerrado.


Memória
Princípios de incêndio estão se tornando rotina na Esplanada dos Ministérios. No ano passado, as subestações de energia localizadas no subsolo do edifício onde funcionam os ministérios de Comunicações e Transportes sofreram duas explosões, uma em fevereiro e outra em outubro.

Na primeira ocasião, foram gastos mais de R$ 300 mil em reparos na estrutura. O incidente seguinte ocorreu enquanto técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) faziam reparos em um segundo equipamento instalado. A fumaça advinda do estouro provocou pânico entre os servidores. Cerca de 30 pessoas ficaram intoxicadas e precisaram de atendimento do Corpo de Bombeiros.

Em 2012, a explosão de um gerador no subsolo do prédio do Ministério do Esporte matou o eletricista da CEB Wilson de Pádua Pires, 54 anos. O incidente aconteceu na tarde de 15 de novembro e provocou um incêndio nas dependências do ministério. Wilson morreu após sofrer várias paradas cardiorrespiratórias, traumatismo craniano e queimaduras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação