postado em 25/12/2014 07:47
Em um só golpe, duas perdas: a ausência do pai, morto em decorrência de uma cirurgia do coração, e a privação do convívio entre os 12 irmãos. Garantir a sobrevivência dos filhos implicava dividi-los entre os parentes. Assim, Jetrudes Alves Pereira, mãe, o fez. O tempo e distância foram implacáveis, mas não o suficiente para manter a separação por toda a vida. O presente de Natal da costureira Maria de Fátima de Lima Queiroz, 62 anos, será reencontrar uma irmã após três décadas de afastamento.O primeiro passo veio por meio de uma mensagem de celular. Uma sobrinha de Maria de Fátima entrou em contato com ela e disse que a irmã queria revê-la. ;Foi um momento mágico. Não esperava que depois de tanto tempo fosse ter novamente a minha irmã perto de mim;, comemora.
O caminho será longo. A costureira saiu de Aparecida de Goiânia (GO) e chegou a Brasília, onde passou a noite de Natal com o filho. Da capital federal, ela segue para Ribeirão Preto (SP). Mas os 700km que separam as duas cidades se mostram mais curtos do que os 10.950 dias que ela esperou para abraçar a irmã. ;Por questão de tempo, não pude passar o Natal com ela, mas estaremos juntas na virada do ano;, afirma Maria de Fátima.
A viagem continua amanhã, quando a costureira embarca à tarde para São Paulo. ;Estou contando os minutos;, diz. Depois disso, ela ficará hospedada na casa de outra irmã. Para ela, esses momentos servirão para reaproximar as duas. Por enquanto, a ansiedade faz parte das últimas horas para o grande reencontro. ;Desde que falei com ela pelo telefone, não penso em outra coisa. Quero muito poder estar perto dela, conversar e conhecer sobrinhas. Vou conviver com ela o máximo que puder. Não quero perder nem um minuto;, explica.
Por causa disso, o Natal de 2014 ficará para sempre na memória de ambas. ;Todo esforço é recompensado. Durante muito tempo, eu pensei que nunca mais poderia conversar com a minha irmã, mas o destino permitiu que mais uma vez estivéssemos juntas. Esse está sendo um dos natais mais felizes da minha vida.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.