Publicidade

Estado de Minas

Dia de calor e céu azul leva brasiliense a sair de casa e curtir o verão

Termômetros registraram 30ºC durante a tarde desta terça-feira (30/12)


postado em 30/12/2014 18:53 / atualizado em 30/12/2014 18:54

Calor motivou as pessoas a sair de casa e, entre outras coisas, caminhar no Parque da Cidade(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Calor motivou as pessoas a sair de casa e, entre outras coisas, caminhar no Parque da Cidade (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)


Com as altas temperaturas registradas nos últimos três dias, os brasilienses resolveram sair para curtir o céu azul e aproveitaram para relaxar ao ar livre. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram aos 30ºC durante a tarde desta terça-feira (30/12).

Segundo o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, o calor é normal nesta época do ano. As temperaturas maiores e o tempo seco definem o efeito conhecido como veranico. “O fenômeno nada mais é do que uma estiagem dentro de um período chuvoso”, explica Hamilton.

Para a próxima quarta-feira (31/12), a previsão é de que haja pancadas de chuvas com trovoadas em áreas isoladas durante a passagem do ano. “Ao longo do dia vai fazer sol mas no período da tarde, a nebulosidade aumenta a chance de chuva em alguns pontos da cidade”, afirma. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima deve chegar aos 31ºC. Com a chuva a umidade relativa do ar vai variar ente 95% e 55%.

O calor levou muitas pessoas para o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, onde os frequentadores aproveitaram o dia para correr, andar de bicicleta, jogar futevôlei e frescobol, além de tomar um refrescante banho de ducha. “A chuveirada para amenizar o calor no fim da corrida não pode faltar”, relata a professora Alessandra Moreira, 43 anos, moradora de Águas Claras, que foi ao parque correr com o namorado, o professor Elcileneo Freitas, de mesma idade.

O casal Elcileneo Freitas e Alessandra Moreira: torcida por muito calor e pouca chuva(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
O casal Elcileneo Freitas e Alessandra Moreira: torcida por muito calor e pouca chuva (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)


Para Alessandra, o tempo ensolarado alegra as férias. “Não esperávamos por sol tão quente sendo que nas últimas semanas só chovia. Agora a ordem é aproveitar. Estamos torcendo para que o verão seja de muito calor e pouca chuva para que possamos vir ao parque todos os dias”, comenta a professora.

Leia mais notícias em Cidades


O procurador federal Paulo Brandão, 31 anos, levou a filha, a pequena Beatriz Brandão, 3, para visitar o parque. “Nasci em Recife e estou acostumada com verão de muito sol. Aqui, diferente de lá, costuma chover bastante”, diz. “Como hoje percebi que o tempo seria quente, decidi trazer a Bia para brincar. Este parque é a cara de Brasília. Já que não pudemos ir para a praia, viemos ao parque”, acrescenta Paulo.

Outra justificativa para a concentração de pessoas são as férias escolares e o recesso dos servidores para o feriado de revéillon. “Não tinha como ficar em casa com esse calor. Além disso, estamos em período de festa. Temos que aproveitar não só o tempo quente, como também o recesso”, conta a servidora pública Maria Antônia, 27 anos, moradora de Ceilândia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade