Isa Stacciarini
postado em 31/12/2014 06:03
As festividades do fim de ano na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Orixás, conhecida como Prainha, além das posses da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e do governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), vão movimentar o centro de Brasília. As quatro grandes programações devem alterar a rotina dos brasilienses a partir de hoje. Em todos os eventos, haverá mudanças no trânsito, bloqueio de pistas, interdições e esquema de segurança reforçado. As festas e as cerimônias de posse vão contar com efetivo de 3,6 mil policiais.[SAIBAMAIS]No réveillon na Esplanada dos Ministérios, são esperadas cerca de 100 mil pessoas ao longo da celebração. A estimativa é da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que vai destinar 555 militares para garantir a tranquilidade do evento. Também haverá segurança privada reforçada por 240 homens e 48 brigadistas. A festa começa às 20h de hoje, com apresentações de músicos locais. Às 22h50, sobe ao palco a dupla sertaneja Thaeme e Thiago, além do cantor MC Gui. Eles prometem ser as grandes atrações da noite. As apresentações serão interrompidas para a contagem regressiva da virada do ano, com a chuva de fogos. A previsão é que o espetáculo dure 10 minutos. Em seguida, a música é retomada com shows de artistas locais.
Leia mais notícias em Cidades
Quem for à festa de carro precisa estar atento às mudanças no trânsito. As vias N1 e S1 serão bloqueadas para o tráfego de veículos a partir das 12h. A interdição parcial começa na altura da Catedral Metropolitana de Brasília e vai até à Praça dos Três Poderes. O bloqueio total acontece às 18h, na altura da Rodoviária do Plano Piloto em direção a Praça dos Três Poderes. Também será interditado o trecho entre o Palácio do Planalto e o terminal. A expectativa é de que às 20h, os dois sentidos do Eixo Monumental estejam completamente interditados. A via permanece bloqueada até as 23h de amanhã, por conta da posse da presidente Dilma. As vias S2 e N2 estarão liberadas para os veículos.
Os estacionamentos dos ministérios vão começar a ser isolados a partir das 13h. O brasiliense que for à Esplanada poderá estacionar na plataforma superior da Rodoviária, no Museu da República, no Setor de Autarquias, nos anexos dos ministérios e no Teatro Nacional de Brasília, onde também estará reservado o estacionamento de autoridades. O estacionamento da Catedral será destinado a atender pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.