Cidades

Distritais já se articulam para composição da Mesa Diretora da Câmara

As negociações seguem intensas para a eleição, às 15h de 1º de janeiro

postado em 31/12/2014 06:50
A queda de braço para a composição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa deve seguir o tradicional embate de todas as legislaturas. O principal motivo é a articulação em cima do nome que ocupará a cadeira de presidente do Legislativo local. O cenário atual traz alguns nomes, como Celina Leão (PDT) ; a principal representante do governo, nesse momento ;, Chico Leite (PT), Dr. Michel (PP), Robério Negreiros (PMDB) e o o recém-eleito Raimundo Ribeiro (PSDB). que volta à Casa.

Com tantas incertezas, as negociações seguem intensas para a eleição, às 15h de 1; de janeiro. As movimentações foram iniciadas praticamente logo após a definição dos 24 eleitos ; há 12 estreantes. Até agora, a única candidatura oficial é a de Celina Leão. Ontem, em um almoço com lideranças do PDT, ela foi lançada à presidência da Casa. O nome teria a bênção do governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). Participaram o encontro o senador Cristovam Buarque, o presidente regional da legenda, Georges Michel, e os distritais Joe Valle e Professor Reginaldo Veras.



[SAIBAMAIS]Um problema possível para Celina Leão é a rejeição de boa parte dos reeleitos. Por ter sido uma das principais oposicionistas ao governo Agnelo Queiroz/Tadeu Filippelli (PMDB), ela tem restrições de petistas e de peemedebistas, que somarão sete parlamentares na próxima legislatura. Dessa maneira, o racha na Casa poderá fazer com que os distritais passem por uma eleição de Mesa Diretora semelhante à de 2011, quando os nomes foram definidos depois de mais de oito horas de negociação. Na ocasião, a principal cadeira ficou com Patrício (PT).

Na manhã de segunda-feira, durante encontro na casa de Robério Negreiros, peemedebistas articularam a composição de um bloco. ;A reunião foi amena. Discutimos o que cada um almeja, a questão da Mesa entrou, mas nada definitivo;, resumiu o anfitrião. Ele não confirma a pré-candidatura, mas, nos bastidores, é visto como um nome forte, caso o governo decida mesmo bancar Celina Leão. Wellington Luiz (PMDB) tem tomado a frente nas conversas com o vice-governador, Tadeu Filippelli (PMDB), mas ainda não arrisca um candidato.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação