Cidades

Rodrigo Rollemberg é empossado novo governador do Distrito Federal

Eleito com quase 56% dos votos, o gestor de Brasília prometeu combater a corrupção e trabalhar para os que mais necessitam

Jacqueline Saraiva
postado em 01/01/2015 12:12
O novo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) e o vice, Renato Santana, tomaram posse na Câmara Legislativa do DF (CLDF) na manhã desta quinta-feira (1;/1). A cerimônia começou com mais de uma hora de atraso, por causa da demora do evento de posse dos deputados distritais que ocorreu mais cedo.

[FOTO358449]
Rollemberg começou o discurso de posse emocionado. Lembrou da trajetória como distrital, federal e senador. Jurou ser governador para todos e não só aos que votaram nele. Comprometeu-se a trabalhar para os que mais necessitam, reduzir desigualdades que existem entre o Plano Piloto e as regiões administrativas e entre o Distrito Federal como um todo e a região do Entorno. ;A cidade está destroçada. É uma crise sem precedentes. Um quadro lamentável é visível a olho nu, com o maior desequilíbrio financeiro da história;, desabafou o novo gestor.

[VIDEO1]
O governador do DF, eleito com quase 56% dos votos, defendeu também a redução das desigualdades sociais e pediu aos presentes no auditório da CLDF união para tirar o DF da situação de calamidade: ;Com esse espírito assumo o governo. Me responsabilizo a atender os anseios da população e defender interesses públicos. Acima de tudo está o povo. A disputa acaba nas urnas. Cabe a nós mostrar que políticos podem trabalhar em prol da população;. O governador frisou o desejo de uma administração com participação popular e lembrou que vai combater a corrupção e a burocracia.

;Sou da geração Brasília;

Rollemberg seguiu o discurso dizendo que cresceu com a cidade e que precisa resgatar o espírito de um novo DF: ;Sou da geração Brasília. Somos todos Brasília. Não é só Plano Piloto ou monumentos, é capital de todos os brasileiros;.

Para encerrar, defendeu o apoio a educação e disse que não existem ;salvadores de pátrias;, mas sim trabalho coletivo. ;Vamos vencer as dificuldades unidos. Viva Brasília e viva o povo brasiliense;, finalizou.

[VIDEO2]
Durante a fala ele citou os pais, a companheira Márcia Helena e os três filhos. Além disso, agradeceu aos secretários que escolheu para compôr o GDF, senadores Reguffe e Cristovam Buarque (ambos do PDT) e amigos. Ninguém do antigo governo participou da posse.

[SAIBAMAIS]No início do dia, o novo governador participou de uma missa na Igreja Dom Bosco, na Asa Sul. O último compromisso oficial do dia é a transmissão de cargo do petista Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti. A cerimônia estava marcada para as 11h, mas começará com atraso. Desta vez, não haverá coquetel de encerramento após a cerimônia de posse. A ordem do futuro governador é economizar na festa - que seja "sem pompa".

Distritais

A posse dos 24 distritais que assumiram a legislatura entre 2015 e 2018 estava marcada para às 9h, no plenário da CLDF, mas começou com quase uma hora de atraso. Presidida por Wasny de Roure (PT), gestor da casa, o evento contou com a presença de familiares, amigos e assessores dos distritais.

O mais novo parlamentar eleito, Rafael Prudente (PMDB) fez o juramento no qual os deputados prometeram exercer suas funções com responsabilidade e justiça. Luzia de Paula (PEN), Júlio César (PRB), senador Cristovam Buarque (PDT), o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e Renato Rainha compuseram a mesa da Câmara.

Para receber o diploma de posse primeiramente foram chamadas por Luzia de Paula as mulheres eleitas, que contabilizam cinco. Logo depois, Júlio César convocou os 19 homens que vão ocupar as cadeiras. Wasny aproveitou para anunciar que a licitação da TV Legislativa foi aprovada.

Chico Vigilante (PT) quebrou o protocolo e disse mais, além do juramento tradicional: ;Prometo quatro anos de mandato em defesa da população e fazer uma oposição firme e sem barganha;. Rodrigo Delmasso (PTN) jurou defender a família e combater a pedofilia.

Do lado de fora da CLDF algumas pessoas tentaram entrar, mas foram impedidas porque o acesso ao evento era apenas para credenciados. Segundo a equipe de segurança da Casa, 1 mil pessoas estiveram presentes nas cerimônias de posse do governador e distritais.

A Câmara dos Deputados terá em 2015 o maior número de novos parlamentares, ao menos desde as eleições de 1998. Foram eleitos 198 deputados que nunca exerceram mandato na Casa, o que corresponde a 38,6% do total de 513 representantes. O número supera o recorde anterior, das eleições de 2006, com 37,6% de nomes novos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação