Adriana Bernardes, Nathália Cardim
postado em 04/01/2015 07:41
Um acidente fatal no Plano Piloto, na última terça-feira (30/12), chamou a atenção sobre os perigos e as exigências legais para um veículo andar com reboque nas ruas. Francisca Virgínia, 59 anos, morreu depois de ser atingida pelo equipamento que se soltou de uma caminhonete na 403 Norte. A vítima estava sentada na parada de ônibus da quadra. O engate quebrou e a carreta foi em direção à vítima.
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De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o primeiro passo para a instalação de reboque é consultar o manual do proprietário do veículo para ver qual a capacidade máxima de peso permitida conforme o motor do carro. As resoluções n; 197/06 e n; 234/07, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definem as regras para os veículos.
O reboque deve ser registrado e licenciado, ganhando placa e documento (CRLV). Apesar de não ser preciso pagar IPVA ou seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento da carreta deve ser paga todo ano. Os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500kg (soma dos pesos do veículo, da unidade acoplada e da carga) podem ser dirigidos por motoristas habilitados na categoria B. Até 6 mil quilos, a carteira deve ser tipo C e, acima disso, categoria E.
O motorista também deve procurar um engate com certificação do Inmetro. O selo é uma exigência do Contran. Os equipamentos são específicos para cada modelo de carro porque têm uma capacidade certa.
Quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar características, como esfera maciça, tomada e instalação elétrica, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, dispositivos de iluminação devidamente regulamentados, além de ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera. Segundo o subtenente do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) Isaac Silva, conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido é infração grave, com multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização. As penalidades para o carro que circular em desacordo com essas especificações são variadas e constam no artigo n; 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Cautela
O empresário Carlos Macedo Araújo, 53 anos, conta que há cinco anos precisou comprar um reboque. ;Tenho um restaurante e o porta-malas não era mais suficiente para as demandas;, explica. Para ele, com a carreta, é necessário mais cuidado. ;O motorista precisa ter maior cautela ao dirigir, principalmente em dias chuvosos. A atenção nas curvas também deve ser redobrada;, acrescenta.
O reboque deve ser registrado e licenciado, ganhando placa e documento (CRLV). Apesar de não ser preciso pagar IPVA ou seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento da carreta deve ser paga todo ano. Os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500kg (soma dos pesos do veículo, da unidade acoplada e da carga) podem ser dirigidos por motoristas habilitados na categoria B. Até 6 mil quilos, a carteira deve ser tipo C e, acima disso, categoria E.
O motorista também deve procurar um engate com certificação do Inmetro. O selo é uma exigência do Contran. Os equipamentos são específicos para cada modelo de carro porque têm uma capacidade certa.
Quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar características, como esfera maciça, tomada e instalação elétrica, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, dispositivos de iluminação devidamente regulamentados, além de ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera. Segundo o subtenente do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) Isaac Silva, conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido é infração grave, com multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização. As penalidades para o carro que circular em desacordo com essas especificações são variadas e constam no artigo n; 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Cautela
O empresário Carlos Macedo Araújo, 53 anos, conta que há cinco anos precisou comprar um reboque. ;Tenho um restaurante e o porta-malas não era mais suficiente para as demandas;, explica. Para ele, com a carreta, é necessário mais cuidado. ;O motorista precisa ter maior cautela ao dirigir, principalmente em dias chuvosos. A atenção nas curvas também deve ser redobrada;, acrescenta.