postado em 06/01/2015 06:03
Em três grandes e pesadas malas de viagem, Fernando Miguel de Oliveira, 34 anos, guarda seu mais precioso bem. Com elas, o garçom e morador de Taguatinga percorre todo o Distrito Federal, mostrando para quem quiser conhecer a extraordinária coleção que carrega no interior. Ao abri-las, quase dá para sentir o cheiro de biblioteca. Desde 1997, Fernando junta cópias do livro mais famoso do mundo: a Bíblia. Hoje, possui mais de 100 exemplares, incluindo versões variadas e traduções em 20 idiomas, de todos os tamanhos e cores.
Fernando leu a Bíblia pela primeira vez aos 12 anos, quando morava na cidade de Coronel Fabriciano (MG). O pai dele guardava uma bela edição de oito volumes, com luxuosas capas vermelhas e interior repleto de ilustrações. ;Eu via as gravuras e achava curioso. Comecei a ler sete capítulos por dia e, um ano depois, tinha acabado todos os volumes;, relata o colecionador. Em 2000, mudou-se para Brasília com a família, quando o pai veio procurar trabalho na capital.
Quando era adolescente, Fernando costumava frequentar a Igreja Católica. Foi quando começou a se interessar pela língua italiana. ;Aos 17, fiz um ano de aulas com um padre, que me deu a minha primeira Bíblia;, conta. Foi o primeiro item da coleção do garçom. ;Eu gosto de estudar a Bíblia e, quando via algum exemplar por aí, acabava comprando. Quando me dei conta, tinha umas 50;, lembra.
Em 2008, Fernando tornou-se evangélico, depois de se casar. A essa altura, a coleção chamava tanto a atenção dos amigos, que ele começou a ganhar edições de presente. ;Eu faço muitas exposições gratuitas em igrejas. Desde 2012, participei de umas 40. Muitas vezes, alguém se aproxima durante o evento e me entrega uma Bíblia;, descreve. Além disso, ele garimpa aquisições em sebos da cidade. Ou garimpava. ;A minha mulher me disse que, se eu comprar mais alguma, eu estou fora de casa;, brinca.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.