postado em 07/01/2015 11:56
Os funcionários da cooperativa Alternativa cruzaram os braços na manhã desta quarta-feira (7/1), em adesão a greve de outras empresas, que já estão paradas desdes a semana passada. Contando com a MCS, a Cootarde e parte da frota da Coopatag, a Alternativa é a quarta empresa a parar.
A Alternativa possui 30 micro-ônibus, responsáveis pelas linhas que ligam Brazlândia ao Plano Piloto. Ao todo, 15 mil usuários foram prejudicados com essa última paralisação. Os funcionários reivindicam o pagamento de salários atrasados, benefícios como o 13; salário, cesta básica e tíquetes.
A Alternativa possui 30 micro-ônibus, responsáveis pelas linhas que ligam Brazlândia ao Plano Piloto. Ao todo, 15 mil usuários foram prejudicados com essa última paralisação. Os funcionários reivindicam o pagamento de salários atrasados, benefícios como o 13; salário, cesta básica e tíquetes.
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), por meio da assessoria de imprensa, informou que o órgão trabalha para buscar recursos e pagar todas as cooperativas. A dívida, segundo o governo, gira em torno de R$ 600 mil. Mas, segundo o Sindicato dos Rodoviários, é bem maior.
"Os trabalhadores só irão voltar quando o dinheiro estiver na conta. Não queremos saber de outros problemas do GDF", afirmou o diretor do Sindicato, Diógenes Nery.
Leia mais notícias em Cidades
O DFTrans acrescentou que os repasses diários continuam sendo feitos a todas as cooperativas e que, nesta semana, já forma encaminhados R$ 166 mil para elas. Outro argumento sustentado pela Transporte Urbano do DF é que a questão é trabalhista, uma vez que o problema deve ser resolvido entre empresários e empregados.
A MCS opera com 50 micro-ônibus, que circulam em linhas entre Recanto das Emas e Samambaia; Estrutural e Guará. Ela atende uma média de 10 mil usuários por dia. A Cootarde, por sua vez, faz linhas em Santa Maria, Gama, Samambaia e DF-020 para a Rodoviária do Plano Piloto. Ela atende a 45 mil usuários diariamente. Já a Coopatag, circula entre linhas do Gama e de Santa Maria e é responsável pelo transporte de 7,5 mil usuários por dia.
O DFTrans acrescentou que os repasses diários continuam sendo feitos a todas as cooperativas e que, nesta semana, já forma encaminhados R$ 166 mil para elas. Outro argumento sustentado pela Transporte Urbano do DF é que a questão é trabalhista, uma vez que o problema deve ser resolvido entre empresários e empregados.
A MCS opera com 50 micro-ônibus, que circulam em linhas entre Recanto das Emas e Samambaia; Estrutural e Guará. Ela atende uma média de 10 mil usuários por dia. A Cootarde, por sua vez, faz linhas em Santa Maria, Gama, Samambaia e DF-020 para a Rodoviária do Plano Piloto. Ela atende a 45 mil usuários diariamente. Já a Coopatag, circula entre linhas do Gama e de Santa Maria e é responsável pelo transporte de 7,5 mil usuários por dia.