Cidades

Jovem de 18 anos é a primeira a receber medula óssea de um parente no DF

Ela recebeu o transplante da irmã em procedimento inédito realizado pelo Instituto de Cardiologia do DF

postado em 08/01/2015 12:47
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal realizou o primeiro transplante de medula alogênico aparentado do Distrito Federal. Trata-se de um transplante em que as células não são doadas pelo próprio paciente, mas por uma outra pessoa. Nesse caso, da mesma família do receptor. A paciente, uma jovem de 18 ano, recebeu a medula da irmã, de 35 anos. As duas recuperam-se bem.

O transplante aconteceu em 30 de dezembro passado e conclui um ciclo de ações realizadas pelo Instituto de Cardiologia, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do DF. Com o início desses procedimentos, há expectativa de um aumento no número de transplantes realizados.

Em todo o país, existe uma carência de leitos de transplantes de medula óssea, principalmente por causa do custo elevado de equipamentos e de profissionais.

Trajetória

Em 2013, o Instituto de Cardiologia iniciou o programa de transplantes de medula óssea no DF. Na ocasião, o hospital dispunha apenas de dois leitos exclusivos para esse atendimento e estava habilitado para realizar apenas o transplante do tipo autólogo -- quando as células são colhidas do próprio paciente. Nesse meio tempo, foram realizados 33 transplantes dessa natureza. Isso fez com que o DF passasse do quarto para segundo lugar no ranking de transplantes por milhão de habitantes.

Em junho de 2014, o instituto inaugurou um andar inteiro, com mais leitos direcionados para transplantes de medula óssea. A expectativa era de elevar em até três vezes o número de intervenções. E em agosto de 2014, o ICDF foi credenciado para realizar o transplante de medula do tipo alogênico e, assim, teve início a preparação dos pacientes listados. Assim, foi possível realizar, de forma inédita no DF, o primeiro transplante alogênico.
Fique atento!
Os pacientes com indicação de transplante de coração, fígado, pulmão, rim, córnea e medula óssea (alogênico ou autólogo) que tenham interesse em ser acompanhados pela equipe do ICDF, ou que buscam mais informações sobre o programa de transplantes do instituto, devem agendar consulta por meio do telefone: (61) 3403-5485, das 8h às 17h, ou pelo e-mail transplanteicdf@icdf.org.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação