postado em 16/01/2015 06:40
Os moradores da parte norte do Distrito Federal vão sofrer sem água durante 24 horas neste fim de semana. Mais exatamente entre as 22h sábado e as 22h de domingo. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) vai instalar uma válvula de grande porte, fazer a limpeza de reservatório, a interligação e o remanejamento de redes de adução e distribuição em vários pontos da cidade (veja quadro). A obra, segundo o órgão, vai proporcionar autonomia no abastecimento das regiões. Com a nova válvula, por exemplo, caso seja necessário realizar alguma manutenção na rede principal da Asa Norte, não será mais preciso fechar todo o sistema, afetando regiões como Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Varjão.
Leia mais notícias em Cidades
Ao todo, cerca de 170 mil pessoas serão atingidas. Moradores de blocos da Asa Norte já estão com os reservatórios e caixas cheios. ;Na quadra (SQN 214), temos criança e idosos, por isso, não podemos passar apuros pela falta d;água;, analisou a prefeita da quadra, Fernanda Mesquita. Nada de baldes, latas ou garrafas. Os moradores do local fizeram o estoque em espaços bem maiores. No Bloco A, o reservatório de 90 mil metros cúbicos e as caixas d;água que juntas somam 25 mil m; se encontram todos cheios. Tranquilidade garantida para os 72 moradores. Valdisney de Araújo Pereira, o Ney da portaria, ajudou na preparação para a seca temporária.
;Além dos avisos que colocamos nos elevadores e nas caixas de correspondência, verificamos os níveis de água nos reservatórios do prédio;, ressaltou o porteiro, que trabalha no local há quatro anos. O conselho da prefeita da quadra é que se todos usarem com moderação, nem vão perceber o desligamento. ;Nós vamos ter que reorganizar o funcionamento das nossas casas. Alguns serviços vão ter que ficar para quando o fornecimento estiver normalizado;, afirma Fernanda. Ela também ajudou a informar os moradores da quadra. ;Usamos o poder das redes sociais e o e-mail para deixar todos bem cientes do que vai acontecer sábado (amanhã) e no domingo, além de alertar os síndicos sobre a necessidade de armazenarmos água;, disse.
Organização
No Bloco J, os condôminos têm motivos para ficar tranquilos. O sistema eletrônico instalado no reservatório do prédio há um ano marca nível máximo de água. ;Tivemos que nos organizar para, quando o corte for feito, ligarmos o sistema de bombeamento;, informou o síndico Ricardo Teixeira. Por lá, 60 m; são gastos todos os dias e o estoque soma 165m;. ;Se usarmos com consciência, ainda vai sobrar água;, garante o síndico.
Nas regiões afetadas, há também hospitais. Como esses locais não podem ficar sem abastecimento, a companhia disponibilizará caminhões-pipa nas unidades, a fim de não causar dificuldades no atendimento aos pacientes.
Melhorias
Além da instalação da nova válvula, a concessionária vai interligar uma adutora para o Parque Tecnológico Cidade Digital. Atualmente, o local é abastecido por um equipamento provisório. A intervenção garantiria o fornecimento contínuo e eficiente para os prédios construídos e às futuras edificações. O presidente da Caesb, o engenheiro Maurício Luduvice, argumenta que as intervenções são fundamentais para dar mais segurança e qualidade aos serviços do órgão.
Geralmente, as interrupções programadas são em períodos mais curtos do que o deste fim de semana. Na maioria das vezes, o retorno ocorre antes do prazo previsto, segundo a Caesb. As três últimas grandes intervenções da companhia ocorreram no fim do ano passado: em 17 de outubro, no Park Way, no Núcleo Bandeirante e no Riacho Fundo 2 (12 horas); em 19 de novembro, em Águas Claras e Taguatinga (7 horas); e em 12 de novembro, em Ceilândia (9 horas).
Confira os pontos onde vai faltar água entre sábado e domingo:
Asa Norte: toda a região, incluindo Setor Hoteleiro, SDN (Conjunto Nacional), anexos dos ministérios (lado Norte), Vila Planalto, Universidade de Brasília, Setor de Clubes Norte, Granja do Torto, parte da Rodoviária e parte do Setor Noroeste;
Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN): todo o setor;
Lago Norte: toda a Península Norte, CA Norte (Shopping Iguatemi), Setor de Mansões do Lago Norte e Setor Habitacional Taquari;
Varjão: toda a cidade;
Paranoá: toda a cidade;
Itapoã: toda a cidade;
Sobradinho: Posto Colorado e arredores, Polícia Rodoviária Federal, Academia da PF, condomínios: RK, Império dos Nobres, Jardim Europa, Vivendas Friburgo e Colorado Ville;
Hospitais: Hospital Universitário de Brasília, Hospital da Asa Norte, Hospital Sarah Kubitschek (unidade do Lago Norte), Hospital Regional do Paranoá e todos do Setor Hospitalar Norte.