Cidades

Seis regiões do DF vão ficar sem água por 24 horas no fim de semana

Segundo a Caesb, a interrupção do serviço é necessária para fazer melhorias no sistema. Hospitais terão caminhão-pipa à disposição

postado em 16/01/2015 06:40
O porteiro Ney cuidou pessoalmente da reserva de água para o bloco onde trabalha, na Asa Norte
Os moradores da parte norte do Distrito Federal vão sofrer sem água durante 24 horas neste fim de semana. Mais exatamente entre as 22h sábado e as 22h de domingo. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) vai instalar uma válvula de grande porte, fazer a limpeza de reservatório, a interligação e o remanejamento de redes de adução e distribuição em vários pontos da cidade (veja quadro). A obra, segundo o órgão, vai proporcionar autonomia no abastecimento das regiões. Com a nova válvula, por exemplo, caso seja necessário realizar alguma manutenção na rede principal da Asa Norte, não será mais preciso fechar todo o sistema, afetando regiões como Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Varjão.

Leia mais notícias em Cidades

Ao todo, cerca de 170 mil pessoas serão atingidas. Moradores de blocos da Asa Norte já estão com os reservatórios e caixas cheios. ;Na quadra (SQN 214), temos criança e idosos, por isso, não podemos passar apuros pela falta d;água;, analisou a prefeita da quadra, Fernanda Mesquita. Nada de baldes, latas ou garrafas. Os moradores do local fizeram o estoque em espaços bem maiores. No Bloco A, o reservatório de 90 mil metros cúbicos e as caixas d;água que juntas somam 25 mil m; se encontram todos cheios. Tranquilidade garantida para os 72 moradores. Valdisney de Araújo Pereira, o Ney da portaria, ajudou na preparação para a seca temporária.

;Além dos avisos que colocamos nos elevadores e nas caixas de correspondência, verificamos os níveis de água nos reservatórios do prédio;, ressaltou o porteiro, que trabalha no local há quatro anos. O conselho da prefeita da quadra é que se todos usarem com moderação, nem vão perceber o desligamento. ;Nós vamos ter que reorganizar o funcionamento das nossas casas. Alguns serviços vão ter que ficar para quando o fornecimento estiver normalizado;, afirma Fernanda. Ela também ajudou a informar os moradores da quadra. ;Usamos o poder das redes sociais e o e-mail para deixar todos bem cientes do que vai acontecer sábado (amanhã) e no domingo, além de alertar os síndicos sobre a necessidade de armazenarmos água;, disse.

Organização

No Bloco J, os condôminos têm motivos para ficar tranquilos. O sistema eletrônico instalado no reservatório do prédio há um ano marca nível máximo de água. ;Tivemos que nos organizar para, quando o corte for feito, ligarmos o sistema de bombeamento;, informou o síndico Ricardo Teixeira. Por lá, 60 m; são gastos todos os dias e o estoque soma 165m;. ;Se usarmos com consciência, ainda vai sobrar água;, garante o síndico.

Nas regiões afetadas, há também hospitais. Como esses locais não podem ficar sem abastecimento, a companhia disponibilizará caminhões-pipa nas unidades, a fim de não causar dificuldades no atendimento aos pacientes.

Melhorias
Além da instalação da nova válvula, a concessionária vai interligar uma adutora para o Parque Tecnológico Cidade Digital. Atualmente, o local é abastecido por um equipamento provisório. A intervenção garantiria o fornecimento contínuo e eficiente para os prédios construídos e às futuras edificações. O presidente da Caesb, o engenheiro Maurício Luduvice, argumenta que as intervenções são fundamentais para dar mais segurança e qualidade aos serviços do órgão.

Geralmente, as interrupções programadas são em períodos mais curtos do que o deste fim de semana. Na maioria das vezes, o retorno ocorre antes do prazo previsto, segundo a Caesb. As três últimas grandes intervenções da companhia ocorreram no fim do ano passado: em 17 de outubro, no Park Way, no Núcleo Bandeirante e no Riacho Fundo 2 (12 horas); em 19 de novembro, em Águas Claras e Taguatinga (7 horas); e em 12 de novembro, em Ceilândia (9 horas).


Confira os pontos onde vai faltar água entre sábado e domingo:

Asa Norte: toda a região, incluindo Setor Hoteleiro, SDN (Conjunto Nacional), anexos dos ministérios (lado Norte), Vila Planalto, Universidade de Brasília, Setor de Clubes Norte, Granja do Torto, parte da Rodoviária e parte do Setor Noroeste;

Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN): todo o setor;

Lago Norte: toda a Península Norte, CA Norte (Shopping Iguatemi), Setor de Mansões do Lago Norte e Setor Habitacional Taquari;

Varjão: toda a cidade;

Paranoá: toda a cidade;

Itapoã: toda a cidade;

Sobradinho: Posto Colorado e arredores, Polícia Rodoviária Federal, Academia da PF, condomínios: RK, Império dos Nobres, Jardim Europa, Vivendas Friburgo e Colorado Ville;

Hospitais: Hospital Universitário de Brasília, Hospital da Asa Norte, Hospital Sarah Kubitschek (unidade do Lago Norte), Hospital Regional do Paranoá e todos do Setor Hospitalar Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação