Cidades

OAB-DF vai sugerir ao MP que investigue maus-tratos no zoológico

Segundo a presidente da Comissão de Direitos dos Animais da entidade, eles encontraram medicamentos, reagentes químicos e leite para filhotes fora da validade no hospital veterinário

postado em 17/01/2015 17:00
O governador Rodrigo Rollemberg prometeu melhorar as condições do Zoológico da cidade
A Comissão de Direitos dos Animais da OAB-DF vistoriou o Jardim Zoológico de Brasília e informou que irá levar ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária pedido de investigação sobre maus-tratos na unidade.

Segundo a presidente da comissão, Beatriz Bartoly, o problema fica restrito ao hospital veterinário. Entre as questões detectadas, medicamentos com prazo vencido dentro do ambulatório do hospital, reagentes químicos fora da validade e leite para filhotes há mais de ano com a data limte passada. "O leite estava vencido há mais de um ano, todo empedrado e amarelo", disse. "Se esse leite estiver sendo utilizado para amamentar os filhotes, configura-se maus-tratos", continuou.

Leia mais notícias em Cidades

Ainda segundo Bartoly, a área de nutrição não apresentou irregularidades. Os alimentos estão bem estocados e todos dentro da validade. "A parte de nutrição merece elogios, ao contrário do hospital", afirmou. Para ela, as irregularidades são culpa da gestão passada, não do governo Rollemberg. "Temos total confiança que eles vão tentar resolver", prosseguiu.

Ao saber do caso, em visita ao Zoo, Rollemberg afirmou ter conversado com o diretor interino do local, Rodrigo Republicano, e que um inquérito administrativo será aberto para apurar os responsáveis. ;O Zoológico é uma referência para o Brasil em termos de nutrição e veterinária. Vamos fazer de tudo para melhorar e transformar o local também em um ponto turístico para o DF;, afirmou o governador. Na visita, alimentou as girafas e prometeu esforço a fim de trazer um macho para acasalamento com as fêmeas.

O governador considerou as condições do Zoológico "boas" e disse que encontrou o elefante Chocolate sendo bem cuidado. "Vou trabalhar para melhorar ainda mais as condições do Zoológico e para transformá-lo em um ponto turístico do DF", garantiu Rollemberg.

A visita ao zoológico por parte da OAB-DF veio depois de uma série de denúncias e um vídeo viral de um elefante jogando água em um ferimento esbranquiçado nas costas. O elefante Chocolate, registrado em câmera por um corretor de imóveis, realmente está incomodado com o machucado, de acordo com a OAB. Mas, como uma reportagem do Correio já havia apontado, ele vem sendo medicado. "Não temos condições de saber se os medicamentos realmente funcionam, mas ele tem sido tratado", afirmou Bartoly.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação