Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aplausos e orações marcam enterro de fundador da Rede Sarah

Corpo de Aloysio Campos da Paz Júnior ficou no hall do teatro Sarah até as 13h. De lá, seguiu para a capela 10 do cemitério Campo da Esperança. Sepultamento ocorreu às 17h30, na Ala dos Pioneiros

Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah de Hospitais, foi enterrado, às 17h30, desta segunda-feira (26/1), diante de palmas e orações. O corpo do médico ficou no hall do teatro Sarah até as 13h. De lá, seguiu para o cemitério Campo da Esperança, no Plano Piloto. O velório começou na capela 10 da unidade, às 14h.
De acordo com assessoria de imprensa do hospital, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo cemitério ao longo do dia. No momento do sepultamento, 200 acompanhavam. O governador Rodrigo Rollemberg declarou que Campos da Paz foi um exemplo para Brasília e para o Brasil. "Exemplo de médico, cientista e humanista", disse.
Funcionários, colegas de trabalho, parentes e amigos prestaram as últimas homenagens a Campos da Paz, no teatro do Sarah. Figuras públicas também compareceram à cerimônia, como José Sarney, Roberto Gurgel, Jofran Frejat e Cristovam Buarque.

Leia mais notícias em Cidades
Bastante emocionado, o cirurgião dentista Frederico Salles, que trabalhou com Campos da Paz durante anos, lamentou a perda do amigo. "Ele foi um corpo estranho na sociedade médica. Ele defendidia que medicina não é comérico e, infelizmente, foi isso que a medicina se tornou. Ele era um homem de um conhecimento médico extraordinário. Você podia discutir qualquer assunto em termos de conhecimento internacional que ele sabia. A perda dele é irreparável", frisou.
Campos da Paz teve um ;mal-estar respiratório agudo; enquanto trabalhava na unidade Centro da rede de reabilitação, na Asa Sul. Ele morreu neste domingo (25/1), aos 80 anos. O ortopedista, que ocupava o cargo de cirurgião-chefe da instituição, estava com a saúde fragilizada. A morte, por insuficiência respiratória, foi registrada às 14h30, segundo a diretoria.