Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pesquisa mostra que o brasiliense está mais cuidadoso na hora de gastar

Freio no consumo reduz o número de famílias endividadas na capital federal. Comércio está preocupado com a queda das compras



De acordo com a pesquisa da Fecomércio, o cartão de crédito é o principal fator endividador, seguido por cheque especial, pré-datado e empréstimo consignado. O presidente da federação, Adelmir Santana, enxerga a postura dos consumidores como positiva, mas admite que é ruim para o comércio. ;Isso significa que as pessoas estão administrando melhor as dívidas e estão preocupadas com a elevação das taxas de juros e com a volta da inflação. Existe precaução, mas esses consumidores estão com o nome limpo, o que significa a possibilidade de usá-lo mais para a frente;, avalia.

O economista do Conselho Regional de Economia Júlio Miragaya confirma que o cenário econômico do país mudou o comportamento. Ele recomenda que o brasiliense faça uma reserva, caso não tenha, e pague as dívidas antes de contrair outras. ;As pessoas estão devendo menos, e o consumo se dá de forma responsável. A razão principal é o aumento de taxa de juros. Quando ela está elevada, é mais difícil pagar as dívidas. Não adianta, por exemplo, a concessionária vender mais carros, mas, depois, ter de resgatar uma parte dos veículos não pagos;, pondera.