Cidades

Passagens de ônibus do Entorno sobem 18% a partir deste domingo

Além do preço alto, passageiros dos municípios vizinhos ao Distrito Federal reclamam da péssima qualidade do serviço

Isa Stacciarini
postado em 14/02/2015 09:28
Quem circula entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno terá de pagar passagens mais caras a partir deste domingo (15/2). Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no Diário Oficial da União de ontem, autoriza reajuste de 18,39% nas passagens desses coletivos. O aumento foi justificado pelo órgão sob a alegação do encarecimento dos custos da operação, que incluem, entre outros, o reajuste do óleo diesel nos últimos dois anos. A mudança vale para unidades da Federação com características urbanas similares às do DF, casos de municípios mineiros e catarinenses.



[SAIBAMAIS]Entre os passageiros afetados, estão habitantes das cidades goianas de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso e Luziânia (leia O reajuste). É o caso da moradora do bairro Jardim Oriente, em Valparaíso, Josélia Maria Silva Melo, 44 anos. Todos os dias, ela gasta R$ 13 com transporte público. Embora a passagem para Brasília custe R$ 3,25, a cuidadora de idosos precisa de quatro conduções para chegar ao Lago Sul. Para ela, o aumento pesará no bolso. ;O alto valor não condiz com a realidade que nós enfrentamos. Saio de casa às 6h. Faltam estrutura e conforto nos ônibus. Volto às 19h e nunca consigo um assento. Quando o trânsito está ruim, fico uma hora e meia em pé até chegar ao ponto de ônibus próximo à minha casa;, criticou.

Além do preço alto, passageiros dos municípios vizinhos ao Distrito Federal reclamam da péssima qualidade do serviço

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação