A primeira morte por febre amarela silvestre foi confirmada em Alto Paraíso (GO), a 230 km de Brasília. A vítima é um morador da cidade, destino turístico de muitos brasilienses neste carnaval. O laudo de confirmação saiu na noite desta sexta-feira, após dias de investigação. O prefeito do município goiano, Álan Barbosa, chegou a negar para a reportagem do Correio, na noite de sexta-feira, a ocorrência de casos da doença em 2015. Mas, neste sábado (14/2), após receber o documento, anunciou ações de prevenção e uma campanha intensificada para evitar novos casos. Nota oficial da Secretaria de Saúde de Goiás confirma a morte.
Leia mais notícias em Cidades
Na semana passada, um belga também foi infectado com a doença. Morador da Grécia, o homem chegou ao Brasil por São Paulo ainda em janeiro. Ficou alguns dias em uma comunidade rural em Alto Paraíso e teve a febre amarela diagnosticada no Rio de Janeiro. Por meio de nota, o Ministério da Saúde alertou para o risco de os turistas não vacinados manterem a cidade como destino no carnaval.
A vacina contra a febre amarela silvestre faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser administrada aos 9 meses, com um reforço aos 4 anos. Quem mora ou visita áreas rurais deve ter sido imunizado em menos de 10 anos.
O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus. A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.
A única forma de evitar FAS é através da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de cuidados de saúde de forma gratuita e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco.
Destino turístico
Alto Paraíso é destino de muitos turistas, principalmente brasilienses. O lugar ficou ainda mais conhecido depois que cenas do Vale da Lua, localizado no município, foram mostradas na minissérie Felizes para Sempre?, que foi ao ar na Rede Globo no começo do mês. No episódio, Cláudio, interpretado por Enrique Diaz, e Danny Bond, vivida Paolla Oliveira, aparecem nadando nus em um poço. O cenário chamou ainda mais atenção para a cidade.