postado em 17/02/2015 21:06
Pouco interessa se é o último dia: o brasiliense quer aproveitar o carnaval até os últimos minutos. Não à toa, vários blocos saíram pelas ruas do DF nesta terça-feira (17/2), a derradeira chance de se divertir por aí. Como na quarta tudo volta ao normal, os foliões saíram às ruas "cedo". Por volta das 14h30, já havia gente na concentração do Pacotão, no início da W3 Norte. Cerca de três mil pessoas estavam no ponto de partida antes de o bloco partir rumo à 504 Sul.
Tradicional crítico dos governos federal e local, o Pacotão deste ano, que reuniu 10 mil pessoas, cantou o "desgoverno" do DF. A Operação Lava Jato também foi lembrada pelos brasilienses. A presidente Dilma Rousseff teve o nome cantado na Marchinha da Bandilma, nos versos "Ô Bandilma, ô Bandilma, você é feia por fora e por dentro mais ainda / Você roubou, você sabia / Baldilma pega sua corja de ladrão e vai pra Cuba que pariu."
Ao mesmo tempo, outros blocos animavam outros bairros e cidades do DF, como os Meninos de Ceilândia, que reuniu cerca de 400 pessoas, o Batuque DJeizada (201 Norte), Bloco da Tesourinha (410 Norte) e o Calango Careta (408 Norte).
Por volta das 16h30, o Rejunta meu Bulcão começou os trabalhos na 201 Norte, na rua comercial. A previsão dos organizadores, que estimam o público em mil pessoas, é terminar a festa somente às 2h de quarta (18). Para manter o pique, foram chamados os grupos musicais Asé Dudu, Mambembrincante, Márcio Marinho e Umbak.
O carnaval continua noite adentro com os blocos Baratona e Raparigueiros, no Eixão Sul. Para eles, foram designados 1,2 mil policiais da Patamo e da Rotam. E eles tiveram trabalho com o público ; cerca de 50 mil pessoas estavam com os blocos às 20h, horário em que eles saíram para a festa, em direção ao Museu Nacional.
Ainda na concentração, uma adolescente que diz ter 15 anos foi apreendida com uma arma calibre 38, com munição, no Eixão Sul. Ela foi encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente. Houve também registros de brigas entre foliões, apartadas com o auxílio de spray de pimenta. Os policiais apreenderam frascos de lança perfume e maconha no mesmo lugar.
Por volta das 20h, um homem teve de ser socorrido por bombeiros às margens do Eixinho. Ele reclamou de falta de ar e desmaiou no gramado. Depois de tentativas de respiração boca a boca, assistida por vários curiosos, o rapaz foi levado de ambulância para um hospital.