Cidades

Topógrafo se reconhece em imagem histórica da construção de Brasília

Foto mostra a equipe que demarcou o Plano Piloto no "marco zero" da capital, o cruzamento dos Eixos Rodoviário e Monumental. Entre eles, está Ronaldo de Alcântara Veloso, que, hoje, aos 79 anos, mora na cidade que ajudou a construir

postado em 19/02/2015 08:00

A imagem faz parte da memória germinal de Brasília. O rapaz que segura o teodolito, de boné branco, estava com 22 anos quando posou no cruzamento dos Eixos Rodoviário e Monumental, considerado o marco zero do Plano Piloto. Está com 79 anos, mora em Brasília e por esses dias descansa numa praia de Prado, no sul da Bahia.

O engenheiro agrônomo Ronaldo de Alcântara Veloso se reconheceu na foto que lhe foi enviada por e-mail: ;Sou eu, muito novinho. Estávamos locando o Eixo. Vou imprimir essa foto. Gostei muito;. Ele fazia parte da equipe de topógrafos comandada pelo engenheiro Joffre Mozart Parada. Veloso não se lembra das circunstâncias em que foi feita a foto nem de quem foi o fotógrafo. A imagem tem autoria desconhecida.

Foto mostra a equipe que demarcou o Plano Piloto no

Ao contrário do que muitos acreditam, o ;marco zero; de Brasília não foi o primeiro ponto geográfico a ser demarcado no Plano Piloto. Antes de se decidir, topograficamente, onde ficaria o cruzamento dos dois eixos, foi feita a demarcação do Eixo Monumental, desde a Praça do Cruzeiro até a Praça dos Três Poderes. Era uma trabalho duplo e contínuo: batiam-se os piquetes e os tratores vinham atrás, desmatando o cerrado. As estacas eram fincadas de 100 em 100 metros, a partir do ponto mais alto do Plano, o Cruzeiro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação