Cidades

Radares registraram 1,6 milhão de infrações nas vias do DF em 2014

Número equivale a três multas por minuto por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. Maioria dos flagrantes foi de condutores apressados

Adriana Bernardes
postado em 20/02/2015 06:02
A chegada dos super-radares tem dado o que falar nas redes sociais: um freio na imprudência
A preocupação de parte dos motoristas brasilienses com os ;super-radares; instalados pelo Detran nas vias urbanas da cidade se justifica. O descaso com o limite de velocidade e o avanço de sinal vermelho foram flagrados 1.646.029 vezes no Distrito Federal por equipamentos eletrônicos, em 2014. Uma média de três por minuto. Do total de infrações apuradas, apenas 6%, ou 94.432, são motoristas que ignoraram a vez do outro e ;furaram; o sinal. A grande maioria dos flagrantes, ou 1.551.597, foram mesmo cometidos por condutores apressados.

O curioso é que o Detran, em sua página oficial, divulga o endereço de todos os pontos de fiscalização sob sua gestão. Além disso, mantém placas de sinalização alertando sobre a presença dos equipamentos que monitoram a pista. É comum, ainda, os infratores contumazes equiparem os veículos com instrumentos capazes de mapear onde estão os radares e que ainda apitam repetidas vezes avisando sobre a proximidade. Nada disso, porém, ;ajuda; os infratores.

O processo de instalação do temido radar, objeto de controversas e mitos nas redes sociais, pode ter beneficiado uma parcela de motoristas infratores. Enquanto os flagrantes de alta velocidade se mantiveram praticamente iguais no ano passado comparado com 2013 ; houve um ligeiro aumento de 1,2% ;, as multas de desrespeito ao semáforo despencou 29,9% (leia quadro).

Para o Detran, um dos motivos para a redução nas infrações por avanço de sinal pode ser justamente o fato de que, nos quatro últimos meses do ano passado, os equipamentos não estavam funcionando em sua totalidade, uma vez que eram substituídos gradualmente pelos novos modelos. Também não está descartada a tese de os condutores terem evitado esse tipo de infração.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação