Cerca de 80 moradores do Sol Nascente protestam no Eixo Monumental nesta manhã de segunda-feira (2/3) e causam um grande congestionamento no centro da capital federal. Segundo a Polícia Militar, por volta das 6h30, o grupo bloqueou todas as faixas da pista S1, sentido Rodoviária, na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e da Câmara Legislativa. Por volta das 9h20, eles liberaram a via e se reuniram com o governo, mas ao souberem da derrubada no Sol Nascente, voltaram a ocupar três faixas. A situação continuava assim por volta das 12h.
[SAIBAMAIS]O protesto é para pedir a regularização de lotes da invasão Nova Jerusalém. A Agência de Fiscalização (Agefis), porém, começou a derrubar barracos no local. Segundo Elivaldo Alves, um dos líderes do movimento, as cerca de 450 famílias que invadiram a área exigem um acordo com o governo do DF para incluir os moradores em programas habitacionais ou regularizar a situação da Nova Jerusalém. A reunião com a Subsecretaria de Movimentos Sociais e Participação Popular não resultou em acordo.
Policiais militares, inclusive do Batalhão de Choque, já estão no local para negociar a liberação total das vias e o fim do protesto, que é pacífico. O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente Evaldo Soares, explicou que estão sendo feitos vários desvios para tentar melhorar o trânsito. Para quem vem da Epia Sul e da EPTG, o trânsito é desviado na altura do Sudoeste, pelo Parque da Cidade. A opção para quem vem da Estrutural é desviar pelo Setor Militar ou seguir pelo Eixo até a entrada da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), na altura da Câmara Legislativa. ;O impacto no trânsito é grande por ser uma segunda-feira, dia de maior de fluxo de veículos;, afirmou.