Cidades

Protesto de moradores do Sol Nascente fecha vias no Eixo Monumental

Grande congestionamento atrapalha motoristas que tentam circular na área central de Brasília. Manifestação ocorre por regulação de invasão

Jacqueline Saraiva
postado em 02/03/2015 06:49

Com faixas, moradores pedem acordo com o governo

Cerca de 80 moradores do Sol Nascente protestam no Eixo Monumental nesta manhã de segunda-feira (2/3) e causam um grande congestionamento no centro da capital federal. Segundo a Polícia Militar, por volta das 6h30, o grupo bloqueou todas as faixas da pista S1, sentido Rodoviária, na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e da Câmara Legislativa. Por volta das 9h20, eles liberaram a via e se reuniram com o governo, mas ao souberem da derrubada no Sol Nascente, voltaram a ocupar três faixas. A situação continuava assim por volta das 12h.

Policiais monitoram protesto e tentam liberar pistas

[SAIBAMAIS]O protesto é para pedir a regularização de lotes da invasão Nova Jerusalém. A Agência de Fiscalização (Agefis), porém, começou a derrubar barracos no local. Segundo Elivaldo Alves, um dos líderes do movimento, as cerca de 450 famílias que invadiram a área exigem um acordo com o governo do DF para incluir os moradores em programas habitacionais ou regularizar a situação da Nova Jerusalém. A reunião com a Subsecretaria de Movimentos Sociais e Participação Popular não resultou em acordo.

Trânsito ficou congestionado



Policiais militares, inclusive do Batalhão de Choque, já estão no local para negociar a liberação total das vias e o fim do protesto, que é pacífico. O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente Evaldo Soares, explicou que estão sendo feitos vários desvios para tentar melhorar o trânsito. Para quem vem da Epia Sul e da EPTG, o trânsito é desviado na altura do Sudoeste, pelo Parque da Cidade. A opção para quem vem da Estrutural é desviar pelo Setor Militar ou seguir pelo Eixo até a entrada da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), na altura da Câmara Legislativa. ;O impacto no trânsito é grande por ser uma segunda-feira, dia de maior de fluxo de veículos;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação