Cidades

Mulheres representam 61% do funcionalismo público do Distrito Federal

O índice deve-se, em grande parte, à presença de mulheres na Secretaria de Educação, a maioria em sala de aula

Flávia Maia, Ailim Cabral
postado em 03/03/2015 08:18
O contingente de 66.888 mulheres deixa o funcionalismo público do DF bem feminino. Elas representam 61,54% entre os servidores. O índice deve-se, em grande parte, à presença de mulheres na Secretaria de Educação, a maioria em sala de aula. A professora Juliana Vieira de Freitas Galeazzi, 35 anos, faz parte desse número. Há 17 anos na SEDF, Juliana é formada em pedagogia, com as três habilitações do curso e pós-graduação em psicomotricidade.

[SAIBAMAIS]Juliana tinha o sonho de ser professora desde criança e, apesar da melhor estrutura do ensino privado, nunca considerou trabalhar em escolas particulares. ;Eu me identifico mais com o público. A escola pública tem um poder de transformação social e dá mais autonomia pedagógica para os professores;, justifica. Apesar da preferência pelo tipo de trabalho, Juliana enxerga diversas formas nas quais o ensino público poderia melhorar. Ela afirma que a escola de hoje é a mesma em que ela estudou. ;Parece que parou no tempo.; A professora afirma que falta um aproveitamento melhor das verbas disponíveis.

Leia mais notícias em Cidades

Embora as mulheres sejam maioria, quando o assunto são os cargos de chefia, os homens aparecem mais. Nos cargos de natureza política, com remunerações acima de R$ 14 mil, por exemplo, os homens somam 98,9%, são 887 profissionais do sexo masculino para nove mulheres. ;As mulheres estão participando mais do mercado de trabalho. No concurso público, elas ainda podem ganhar como os homens, mas, quando entra chefia, o DF repercute uma cultura nacional;, diz Débora Barem. Granjeiro rebate as críticas e afirma que, embora ainda haja diferenças, as mulheres no DF ocupam, proporcionalmente, mais posições de chefia do que no governo federal, por exemplo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação