postado em 06/03/2015 17:22
Após uma manhã de sexta-feira (6/3) turbulenta para 500 mil brasilienses que ficaram sem transporte público, a Secretaria de Mobilidade afirmou que o DFTrans repassou verba tanto para a Marechal (R$ 3,528 milhões), quanto para a Pioneira (R$ 3,564) às 10h da última quinta. Os rodoviários da primeira já voltaram, mas os da segunda ainda não retomaram as atividades.[SAIBAMAIS]Ao todo, 1.104 ônibus ficaram fora de circulação ; 640 da Pioneira, que continuam parados, e 464 da Marechal. A secretaria afirmou que, caso os coletivos da Pioneira, responsável pelo BRT, permaneçam sem transportar passageiros, será necessário um remanejamento de ônibus de outras empresas.
Leia mais notícias em Cidades
Segundo a assessoria de imprensa da Pioneira, o repasse do GDF não foi suficiente. O governo, porém, alega que já pagou e "a questão deve ser resolvida entre os empresários e os empregados". Até as 17h20 desta sexta, o Sindicato dos Rodoviários continuava reunido em assembleia com os trabalhadores da Pioneira para definir os rumos da paralisação.
A Pioneira é a responsável pela bacia 2 do transporte público do DF. A empresa atende a população de Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama. Já a Marechal, responsável pela bacia 4, engloba parte de Taguatinga e do Park Way, Ceilândia, Guará e Águas Claras.