Cidades

Calouros da UnB são recebidos com manifestação e aula magna de Rollemberg

Mais de 4 mil novos alunos são recebidos nesta segunda-feira (9/3) na instituição para início do ano letivo

postado em 09/03/2015 11:44
A Universidade de Brasília (UnB) recebe nesta segunda-feira (9/3), 4.120 calouros. A aula de boas-vindas teve início às 10h, com a apresentação musical de estudantes. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), convidado para ministrar a aula magna aos recém-chegados, assistiu a uma manifestação dos alunos antes de subir ao palco. Os estudantes pediam igualdade nas relações dentro da universidade.

Outra questão levantada pelos manifestantes foi a saída dos comerciantes Instituto Central de Ciências (ICC) ou o ;Minhocão;. Os estudantes são contrários à retirada dos trabalhadores do local. Com cartazes nas mãos, eles diziam: ;a universidade é do povo.;
Aula

Durante a conversa com os estudantes, Rollemberg, que ex-aluno da UnB, lembrou do tempo como universitário. Além disso, salientou que alguns dos secretários escolhidos por ele foram formados na universidade e fazem parte do corpo docente da instituição, como Arthur Trindade, Paulo Sales e Leani Lemos.
;A universidade tem a missão de resgatar a capacidade de planejar, de debruçar sobre o modelo de desenvolvimento que queremos para o país;, argumentou o governador, que se descreveu como um apaixonado pela Universidade de Brasília. Ele se emocionou ao encontrar uma professora da época em que cursou história. ;Foi aqui que comecei a minha trajetória como socialista. As aulas da professora Adalgisa tiveram grande papel nisso;, emendou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação