Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ao vestibular da Universidade de Brasília (UnB) devem considerar, na hora de planejar os estudos, o número de feriados que cairão entre segunda e sexta-feira este ano. Até o fim de 2015, a única data comemorativa que ficará no fim de semana, além da Páscoa, será a Proclamação da República. Segundo especialistas, quem pretende garantir uma vaga, principalmente nos cursos mais concorridos, precisa aproveitar essas oportunidades.
O professor Paulo Peres, coordenador do pré-vestibular do Galois, lembra que não basta ir às aulas do ensino regular ou do cursinho; é preciso reservar um tempo para estudar sozinho e revisar o conteúdo. ;Na aula, você fica passivo, não está aprendendo, está entendendo. Você vai aprender colocando em prática o que viu;, afirma. Para fixar o conteúdo, Peres sugere que sejam feitos resumos, no caso das disciplinas de humanas, e exercícios, para as de exatas. ;Para quem não está fazendo pré-vestibular e estuda por conta própria, o importante é fazer provas anteriores e comparar com o gabarito final;, indica.
Os feriados, segundo ele, podem ser aproveitados para simular o dia da prova, já que o estudante terá várias horas seguidas livres e poderá treinar em condições semelhantes às que encontrará na avaliação. Apesar de ser necessário guardar também alguns momentos para descansar e passar com a família e com amigos, não dá para abrir mão desses períodos livres. ;Ou você faz o sacrifício temporário, focando seu objetivo, ou não dá certo. Não tem como manter a mesma rotina e tentar um curso com poucas vagas;, diz.
Ele lembra ainda que o edital para o vestibular da UnB logo será divulgado e a data da prova marcada, provavelmente para o fim de maio ou início de junho. Nesse momento, o candidato já precisa estar com todo o cronograma de estudos pronto. No primeiro semestre do ano, também deve sair o edital do Enem 2015, que costuma ser aplicado entre o fim de outubro e o início de novembro.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique