No início da noite de ontem, às 19h45, começou, oficialmente o outono. No Distrito Federal, no entanto, a estação não se assemelha tanto ao que costumamos ver em filmes ou nas descrições acadêmicas. Árvores completamente nuas e gramados marrons forrados com folhas secas não são a paisagem mais comum em Brasília nem o clima predominantemente seco.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Luiz Cavalcanti, o clima chuvoso vai predominar neste fim de semana, com uma pequena diminuição das precipitações ao longo da semana que vem. A tendência é que a redução nas chuvas aconteça de forma gradual, mais acentuada apenas em maio. ;A primeira metade do outono ainda é muito semelhante ao verão, a segunda metade apresenta características de inverno, com tempo seco e frio;, explica. As chuvas acontecem, de forma mais espaçada, até a primeira quinzena de maio.
Por meio de uma pesquisa, o Climatempo divulgou uma previsão para o outono na Região Centro-Oeste. O estudo traz uma modificação gradativa a cada mês do outono, iniciando em abril, e com uma expectativa de mais frio em maio e mais calor do que o de costume em junho (veja quadro).
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .