Jornal Correio Braziliense

Cidades

Buracos proliferam, ainda que a Novacap assegure o recapeamento diário

Na tentativa de evitar prejuízos, como pneus furados e suspensões quebradas, moradores improvisam sinalizações para as crateras





No Cruzeiro e no Sudoeste, a situação não melhora. O orçamentista Lourenço Pereira de Sousa Filho, 52 anos, garante que os motoristas podem sofrer acidentes por causa dos buracos. ;Eles são grandes e fundos. Além de amassarem a suspensão dos carros, podem furar pneus e causar colisões.; Na QMSW 2, quadra vizinha à 300, a mais cara do Sudoeste, sobram crateras. ;Mas, perceba, não existe nada aqui dentro do bairro. Sabe por quê? O asfalto deles é melhor. Prioridade;, reclama Lourenço.

Durabilidade

A Novacap garantiu que o material utilizado nos reparos é o mesmo em toda a cidade. Portanto, ;não existe nenhum asfalto melhor que o outro em Brasília;, informou, em nota. A justificativa para esse festival de buracos é a chuva. ;O asfalto sofre bastante e é destruído pela ação da água em regiões onde não existe rede de drenagem pluvial. Nesses locais, a água é a causa da perda de qualidade do pavimento. Ela penetra no asfalto, destruindo a base e provocando rachaduras e buracos;, conclui a nota. A durabilidade do asfalto é variada. Mas a Novacap afirmou que ele dura até 10 anos antes de começar a apresentar rachaduras.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.