Cidades

Uso do celular para compras aumentou 200% no DF entre 2013 e 2014

Apesar de a comodidade ser um dos atrativos, especialistas alertam que é preciso tomar precauções antes de finalizar a transação

Flávia Maia
postado em 30/03/2015 07:03
A comodidade de comprar sem sair de casa e a qualquer horário atrai a cada dia mais os consumidores brasilienses. Seja pelo smartphone, seja pelo tablet ou pelo computador, as compras on-line não param de crescer no Distrito Federal. O uso do celular pelos clientes aumentou 200% entre 2013 e 2014 ; pulou de 8% dos usuários para 28%. O tablet é usado por 30% dos consumidores locais para fazer compras, índice superior à média nacional (28%). Mas o dispositivo eletrônico mais utilizado ainda é o computador, opção de 48% dos clientes. Os dados são da pesquisa Total Retail Survey 2015 ; o varejo e a era da disrupção, feito pela auditoria PwC, que evidenciou o crescimento dos dispositivos móveis nas aquisições do varejo brasileiro e do DF.

Eduardo Felipe precisou acionar o Procon após comprar uma placa de vídeo com defeito: 55 dias de espera para resolver o problema

A alta renda per capita brasiliense e a maior concentração de celulares por habitante no Brasil (2,17) colocam o DF como um importante polo de compras via dispositivos móveis. Para Ana Hubert, gerente na PwC e especialista em consumo e varejo, o acesso à internet e aos smartphones pelas diferentes classes sociais impulsiona o e-commerce brasileiro. Ela acredita que, mais do que o contexto de crise, o varejo precisa se repensar por causa das novas tendências de consumo. ;O que os entrevistados responderam é que preferem comprar on-line pela comodidade de não terem que se deslocar e pela opção de compra de 24 horas, sete dias da semana. Temos um novo perfil de consumidor, com pouco tempo, que deseja agilidade;, afirma.

De acordo com Ana, ainda tem varejista separando loja física e on-line, o que não corresponde mais à realidade do consumidor. ;A gente vê, por exemplo, que o lojista não troca mercadorias compradas na internet ou os canais de comunicação são distintos, ou até mesmo um vendedor de loja física que não ajuda o cliente a comprar na loja on-line porque não tem comissão. Essas barreiras tendem e devem sumir com o tempo;, defende.

Dificuldade na troca
O contador Eduardo Felipe Costa dos Santos, 24 anos, é do tipo de consumidor que adotou a internet como canal de compra. Segundo ele, a cada 10 itens que consome, quatro são adquiridos na web. Ele conta que sempre faz pesquisas sobre o site em que vai comprar, consulta fóruns na internet e verifica a segurança que a página traz. Porém, nem todos os cuidados foram suficientes para evitar o problema com o pós-venda na loja virtual UltraHardware.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação