Cidades

Vídeo mostra homem agredindo alunos e professores em escola na Estrutural

Marivaldo Teixeira da Silva, 33 anos, feriu alunos, professores e vigilante no intervalo das aulas, por volta das 16h, no pátio do colégio. Ele cumpria pena em regime domiciliar por roubo e tinha passagens por tráfico de drogas e furto

postado em 07/04/2015 11:53
[VIDEO1]

Um vídeo, divulgado nesta terça-feira (7/4) pela direção do Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1) da Estrutural, mostra os momentos de pavor vividos por alunos, professores e funcionários. Nas imagens é possível ver Marivaldo Teixeira da Silva, 33 anos, tentando acertar as pessoas com uma cadeira. Momentos depois, uma professora é arrastada por alunos, que tentam socorrê-la, e pessoas ao menos três homens conseguem imobilizar o homem, que resiste. De acordo com a Polícia Civil, o homem estava armado com uma faca, já que havia participado de um churrasco horas antes de tentar invadir uma residência e a instituição educacional. Ele teria começado a ingerir bebida alcoólica no sábado (4/4).

Marivaldo Teixeira cumpria pena em regime domiciliar por roubo e tinha passagens por tráfico de drogas e furto. Transtornado, ele atacou as vítimas que aproveitavam o intervalo das aulas, por volta das 16h, no pátio do colégio. Esse é o segundo caso de violência registrado em escolas do Distrito Federal em menos de um mês (leia memória).

Imagem mostra homem entrando em escola

[SAIBAMAIS]A investigação deu, nesta manhã, mais detalhes dos atos de fúria do homem. Ele tentou invadir a casa na Estrutural, onde a irmã dele morava. Em seguida agrediu o dono do imóvel com uma faca, que estava escondida no bolso. A vice-diretora da instituição, Estela Accioly, contou ao Correio que, antes do ataque, o homem pediu ao vigilante para beber água na escola. O profissional permitiu que ele entrasse e o acompanhou durante todo o percurso até a saída.



Marivaldo teria ficado conversando com o vigilante na porta da escola, quando o pediu para retornar ao interior da instituição. Diante de uma negativa do segurança, ele, então, o atacou com uma cadeira.

Desespero
A estudante do 5; ano Estefane Pereira Santos, 10 anos, recebeu os primeiros socorros em frente ao CEF 1, dentro do carro do Samu. Ela levou uma cadeirada no tornozelo quando brincava com as amigas no pátio. ;O homem bateu primeiro em uma das minhas colegas com uma cadeirada na cabeça e, depois, me atingiu. Eu ainda consegui sair correndo. Ele não falava nada, só batia em todo mundo que encontrava pela frente. Foi muito assustador;, contou. Naama Vasconcelos Almeida, 9, foi empurrada pelo agressor e torceu o pé. ;Ele tinha um rosto fechado e estava muito bravo. Batia a cadeira nas crianças sem dó. A minha reação foi começar a chorar;, lamentou.

Mãe de Estefane, a autônoma Maria Rosilene Bezerra dos Santos, 42 anos, recebeu a ligação de uma das funcionárias do colégio e foi ao encontro da filha. ;Achei que a tivessem machucado com violência. Imaginei uma tragédia. Na hora, passei mal, fiquei tremendo toda e quase não dei conta de vir até a escola. Só pensava no pior. Essa região precisa de mais segurança;, ressaltou.

Um funcionário da limpeza imobilizou o agressor e o amarrou até a chegada da Polícia Militar, que o prendeu em flagrante. A escola tem 1,8 mil alunos, sendo 490 só no período vespertino.


Memória

25 de fevereiro de 2015
Diego Henrique Vicente Silva, de 20 anos, foi assassinado com pelo menos três tiros à queima-roupa no pátio do Centro Educacional 6, em Taguatinga. Ele teria começado a discussão com um colega, de 17 anos. A vítima fazia parte da torcida organizada de um time de Brasília e o colega com quem discutiu, de outra. Após a briga, um dos acusados ligou para uma terceira pessoa e, minutos depois, um homem encapuzado entrou na escola e disparou contra Diego.


13 de março de 2014
Dois homens entraram no Centro de Ensino Fundamental 209 de Santa Maria e atiraram contra um estudante de 15 anos. Ele não se feriu com gravidade e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. A polícia suspeitava de briga de gangues.


28 de fevereiro de 2014
Um adolescente de 14 anos foi baleado no pátio do Centro de Ensino Fundamental Caseb, na Quadra 909 Sul. Dois tiros foram disparados contra o jovem: um atingiu as costas e outro, o muro da escola. A suspeita que o tiroteio ocorreu devido a uma briga entre gangues. A arma usada foi encontrada próximo a escola.


20 de fevereiro de 2013
Uma menina de 13 anos foi ferida por uma bala perdida em frente à escola onde estudava, o Centro de Ensino Fundamental 3 (CEF 3), em Brazlândia. O autor dos tiros passou de bicicleta na rua do colégio e tentou acertar um adolescente de 17 anos que estava numa quadra de esportes. O motivo da agressão seria, segundo a polícia, um acerto de contas entre gangues rivais.

Com informações de Isa Stacciarini e Thiago Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação